quarta-feira, 24 abril 2024

Covid-19: Hortolândia libera 100% da ocupação do comércio e abre cadastramento de vacina a partir de 18 anos

 As medidas foram anunciadas na tarde desta segunda-feira (16) pela prefeitura

Pessoas a partir de 18 anos já podem se cadastrar para tomar a vacina contra a Covid-19 – Divulgação/Prefeitura de Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia adotou nesta segunda-feira (16) duas medidas em relação à pandemia de Covid-19: abriu o cadastramento para vacina para os jovens a partir de 18 anos e retirou todas as restrições de funcionamento do comércio, indústrias e serviço a partir desta terça (17). A imunização será feita nesta semana de acordo com a data agendada pelo interessado.

As pessoas precisam se cadastrar e fazer o agendamento. Para isso, podem acessar o site de vacinação da prefeitura. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúdem serão imunizados os jovens que tiverem 18 anos completos na data agendada para a vacinação.

Na região, Americana, Sumaré, Santa Bárbara d´Oeste e Campinas já iniciaram a vacinação desse público. Em Hortolândia, a vacinação é feita no Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) do Remanso Campineiro, localizado na Rua Euclides Pires de Assis, 200, e em diferentes locais a cada dia da semana:

  • Segunda-feira: UBSs Orestes Ôngaro, Figueiras, Novo Ângulo e Emeief João Carlos do Amaral Soares (esta última para pacientes que tem como referência a UBS Nova Hortolândia)
  • Terça-feira: UBSs Parque do Horto, Rosolém, Nova Europa e Amanda I
  • Quarta-feira: UBSs São Jorge, Campos Verdes e Santiago
  • Quinta-feira: UBSs Santa Esmeralda e Taquara Branca
  • Sexta- feira: UBSs Santa Clara, Adelaide, Amanda II e São Bento

O horário da vacinação é das 8h às 15h30. No dia agendado, as pessoas devem levar:

  • impressão (print), foto ou captura de tela do agendamento no site da prefeitura
  • documento com foto
  • Cartão Cidadão ou Cartão do SUS
  • comprovante de residência de 2021 no próprio nome ou do pai, da mãe ou do responsável.

A exigência é apenas para a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19. No caso segunda dose, não é necessário fazer o agendamento. Mais informações e orientações podem ser obtidas nos seguintes telefones: (19) 99976-2276, (19) 99979-9620, (19) 99976-6835 e (19) 99920-3204.

Liberação da atividades

Também nesta segunda, o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Gomes, o Zezé Gomes (PL), assinou decreto liberando 100% de ocupação do comércio. A medida também retira as restrições de todas as atividades industriais e serviços.

A alteração entra em vigor neste terça, mas estão previstas protocolos de segurança para o pleno funcionamento. O uso obrigatório de máscara em ambientes de acesso público, distanciamento mínimo de 1 metro e respeito às exigências de higiene estão mantidos.

Os eventos sociais, museus e feiras corporativas estão liberados, mas há restrição de público em pé. Além disso, os visitantes devem apresentar comprovante de ter tomado ao menos a primeira dose da vacina contra o Covid-19.

A medida libera também as celebrações religiosas. Nesse caso, além das exigências previstas, não é permitida a presença de pessoas portadoras de comorbidades. A única exceção prevista no decreto de liberação para a presença de torcida em eventos esportivos, que continua proibida.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Hortolândia registra que nas internações e mortes provocados pelo coronavírus, seguindo a tendência que ocorre em todas as regiões do Estado de São Paulo. O município, de acordo com a pasta, tem uma taxa de ocupação de leitos por pacientes com Covid-19 de 34,6%.

A prefeitura ressalta que é um “panorama bem diferente daquele enfrentado há cerca de 30 dias, quando o índice era de 67%”. No fim de junho, a taxa chegou a 120%, superando a capacidade instalada.

Comunicado da prefeitura sobre a liberação das atividades em Hortolândia

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também