Confira a receita
Nesta semana passamos pelo Dia de Reis, em 6 de janeiro, no qual costumamos desmontar a árvore e os enfeites de Natal. Segundo consta, é uma data em homenagem à visita dos três Reis Magos ao menino Jesus, que, conforme a tradição católica, nasceu em Belém, no Oriente Médio (Cisjordânia).
A data também teria sido reforçada e comemorada pelos portugueses no Brasil, desde a colonização, por meio da Folia de Reis ou Reisado – quando grupos culturais saem pelas ruas tocando instrumentos, cantando e dançando, para levar a notícia do nascimento de Cristo. Ao passar de casa em casa, são recebidos com comidas típicas. Daí a origem do Bolo de Reis, conforme reportagens sobre o assunto.
O Clube Gourmet compartilha com vocês uma das receitas da iguaria, do arquivo da coordenadora Cristina Pisoni, porque vale a pena provar essa delícia.
Bolo de Reis
Ingredientes (massa)
200 g de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
4 gemas
1 lata de leite condensado
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de frutas cristalizadas
1 xícara (chá) de uvas-passas pretas
4 claras
Ingredientes (glacê)
2 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de leite em pó
2 colheres (chá) de suco de limão
Frutas cristalizadas para decorar
Modo de preparo
Para a massa, em uma batedeira, bata a manteiga até obter um creme esbranquiçado. Adicione o açúcar mascavo e junte as gemas uma a uma, batendo sempre até que fiquem bem incorporadas à massa. Acrescente o leite condensado aos poucos, sem parar de bater.
Desligue a batedeira e misture a farinha de trigo peneirada junto com o fermento, as frutas cristalizadas e as uvas-passas.
Bata as claras em neve e incorpore delicadamente à massa. Despeje em uma forma grande com furo no meio e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido por cerca de 1 hora. Desenforme o bolo ainda quente.
Misture todos os ingredientes do glacê e despeje sobre o bolo. Decore com frutas cristalizadas.