sábado, 23 novembro 2024

São Paulo nos trilhos do desenvolvimento

Por Vanderlei Macris

O Brasil teve no século 19 seu desenvolvimento alicerçado nas ferrovias. A construção das estradas de ferro contribuiu para a escoação agrícola, transporte de passageiros, erguendo cidades ao em torno do traçado da malha rodoviária. Foi uma tendência mundial.

No nosso país o modelo perdeu incentivo para o transporte rodoviário, mais poluente e mais caro, hoje pagamos o preço do abandono ao setor ferroviário. Dados do Ministério de Infraestrutura apontam que as ferrovias representam 15% do meio de transporte usado em solo brasileiro, número que deveria ser muito maior dado a vasta extensão territorial da nação e suas especificidades.

São Paulo é pioneiro para a retomada do transporte de passageiros no Brasil. Com projeto do TIC (Trem Intercidades), que irá ligar os quatro cantos paulistas, o Estado sai na frente mais uma vez.

O governador João Doria confirmou que o edital para o projeto sai em março, uma grande conquista para a população, que terá mais qualidade no transporte público no acesso à Capital.

Como parlamentar federal, tenho acompanhado de perto este projeto, com atuação efetiva em Brasília, como a luta que encampei pela proposta que renovou a malha paulista na Câmara, um dos entraves para que o TIC saísse do papel.

A representação que a sociedade nos confiou envolve diversas vertentes, e a volta do trem de passageiros era um dos compromissos e bandeiras que assumi.

O primeiro trajeto do Trem Intercidades será de São Paulo a Campinas, posteriormente até Americana. O edital estimado em R$ 8,5 bilhões inclui o trecho completo da Capital até a Princesa Tecelã.

Um projeto desta magnitude exige diversas etapas, mas é certo que está cada vez mais perto de se tornar realidade. Com grupos internacionais cada vez mais interessados em investir no TIC, tenho a convicção de que veremos renascer o transporte de passageiros no nosso Estado. Um transporte mais barato, mais seguro, sustentável e que prevê mais desenvolvimento ao seu redor.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também