domingo, 24 novembro 2024

Santa Bárbara retoma vacinação infantil em três escolas na próxima semana

Cidade anuncia nova rodada em mais três unidades da rede municipal para ampliar cobertura contra Covid em crianças de 5 a 11 anos, que atualmente é de 45,5% na cidade 

Vacinação contra Covid-19 em escolas municipais de Santa Bárbara, iniciada na semana passada, prossegue a partir da próxima segunda-feira (Foto: Prefeitura de Santa Bárbara/Divulgação)

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste retoma na próxima segunda-feira (7) a vacinação infantil contra a Covid-19 nas escolas. A iniciativa, promovida pelo governo do estado de São Paulo na última semana em parceria com os municípios, prosseguirá na cidade com a adesão de mais três unidades escolares, Emei Profª Eny Carvalho de Andrade e Emefeis Dona Bininha e Profª Antônia Dagmar de A. Rosolen. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal entre as crianças de 5 a 11 anos.

Apenas as crianças matriculadas nas unidades escolares que serão ponto de vacinação poderão receber o imunizante. Nas próximas semanas a ação será estendida para outras escolas, de acordo com a prefeitura.

Para vacinar, os pais ou responsáveis devem acompanhar as crianças ou assinar o termo de assentimento que deverá ser entregue no ato da vacinação pela pessoa nomeada pelos pais. A mesma se responsabilizará pela criança enquanto é imunizada e observada na unidade escolar por 20 minutos.

O termo de assentimento pode ser consultado no site da prefeitura, em www.santabarbara.sp.gov.br. É necessário também obrigatoriamente apresentar documento com foto do responsável e certidão de nascimento ou RG, CPF e caderneta de vacinação da criança.

Até o momento, Santa Bárbara já vacinou 7.040 crianças de 5 a 11 anos com ou sem comorbidades e ou com deficiência permanente, representando 45,5% de cobertura vacinal deste público. O município conta com um público estimado de 15.460 crianças nessa faixa etária aptas a receber o imunizante contra a Covid. Ao todo, 722 crianças já receberam a segunda dose e estão com o esquema vacinal completo.

A prefeitura ressalta aos pais e responsáveis a importância da imunização de todas as crianças elegíveis para fornecer proteção individual contra Covid-19, preservar aquelas que ainda não entraram na faixa etária da campanha e diminuir a circulação do SARS-CoV-2 e suas variantes.

Além disso, os pais ou responsáveis devem ficar atentos ao prazo para segunda dose das crianças. Para aquelas vacinadas com Pfizer/Biontech são oito semanas (56 dias). Já com a CoronaVac/Butantan são 28 dias.

Além da ação nas escolas, a vacinação contra Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos com ou sem comorbidades e com deficiência permanente segue nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Sem agendamento, a campanha infantil continua em três unidades: Regional Zona Sul (Santa Rita) e Centro de Saúde 2 (Linópolis), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15 horas, e Cidade Nova, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

A prefeitura orienta ainda para que as pessoas continuem evitando aglomerações e mantenham as medidas – como o uso de máscaras e álcool em gel para higienização das mãos.

Confira as escolas e horários:

07/03 (segunda-feira)
EMEI Profª Eny Carvalho de Andrade
Rua Finlândia, 111 – Jardim Europa
Manhã: 8h às 11h30

08 e 09/03 (terça e quarta-feira)
Emefei Profª Maria Martiniano Gouveia Valente – Dona Bininha
Rua Padre Arthur Sampaio, 571 – Conjunto Roberto Romano
Terça-feira / Manhã: 8h às 11h30
Quarta-feira / Tarde: 13h às 16h

09 e 10/03 (quarta e quinta-feira)
Emefei Profª Antônia Dagmar de A. Rosolen
Rua México, 220 – Vila Sartori
Quarta-feira / Tarde: 13h às 16h

Quinta-feira / manhã: 8h às 11h30 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também