quarta-feira, 5 fevereiro 2025

Gasolina cara eleva emissão de CNH de moto

Emissões de habilitações subiram 240% em 2022 na cidade, diz Detran  

Com o preço do combustível alto, muitos optam por motocicleta (Foto: Reprodução / Google)

O preço do combustível que sobe a cada semana tem provocado um movimento crescente nas emissões de CNHs (Carteiras Nacionais de Habilitação) em Santa Bárbara d’Oeste. Alta de 240%.

Agora no primeiro trimestre de 2022, conforme dados do Detran-SP, foram 17 novas habilitações de moto emitidas. Em 2021, foram apenas cinco. Segundo as autoescolas da cidade consultadas pela reportagem, a maior demanda ainda é por CNH de carro, mas com o aumento do combustível a procura por habilitações da categoria A cresceu na cidade.

O professor da Unicamp e especialista na área de transporte, Carlos Alberto Bandeiras Guimarães explica que além do reajuste da gasolina, essa procura está relacionada ao atual poder de compra da população. Por ser um veículo mais acessível, tanto na hora de adquirir o produto quanto na manutenção, as motocicletas têm sido uma opção mais econômica para os motoristas.

Guimarães também pontuou que em alguns casos a motocicleta é escolhida como principal meio de transporte dos estudantes e trabalhadores, por trazer mais conforto e economia em relação ao transporte público.

A redução dos gastos, principalmente com o combustível, tem sido uma das estratégias da população ao lidar com o orçamento mais apertado.

CARRO 

No período apontado, as CNHs de carro também aumentaram. No ano passado, foram 109 habilitações e neste ano, 273. Um aumento de 150,4%. Ocorre, porém, que as emissões de moto têm crescido além do normal, segundo as autoescolas.

De acordo com dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo), o combustível apresenta alta superior a 44% em Santa Bárbara d’Oeste em pouco mais de um ano.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também