sábado, 23 novembro 2024

Capivara será mascote da Copa América; votação popular vai definir o nome

A Conmebol divulgou nesta sexta-feira (5) a escolha de uma capivara como mascote para a Copa América 2019, que será disputada no Brasil. O anúncio foi feito nos perfis da entidade nas redes sociais. Além de mostrar a imagem do animal, a confederação também abriu votação para o público escolher o nome da mascote. As opções são: Capibi e Zizito. A definição acontece no dia 12 de abril.

De acordo com a Conmebol, Capibi é uma homenagem à população indígena da América do Sul, o povo da terra. O nome mistura as fonéticas das palavras em tupi kapii´gwara -capivara- e yby -terra, chão que se pisa. Já Zizito homenageia o ídolo brasileiro Zizinho, artilheiro máximo da Copa América com 17 gols, ao lado do argentino Norberto Méndez. O sufixo “ito” é a forma de diminutivo na língua espanhola, como o “inho” na língua portuguesa.

“A capivara está presente na América do Sul e é conhecida por se relacionar bem com todos os animais. Simboliza a amizade, a forma amável com que os brasileiros receberão todos os fãs do futebol nesta grande celebração do futebol sul-americano. Convidamos o público a participar da escolha do nome da nossa mascote”, explicou Thiago Jannuzzi, gerente geral de competição do Comitê Organizador Local da Copa América 2019.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também