sábado, 27 abril 2024

Hospital Municipal recebe novo tomógrafo que agiliza exames

Tomógrafo possibilitará atendimento de maior volume de pacientes e realizará 700 exames ao mês 

A aquisição do tomógrafo teve verbas destinadas pelo governo do Estado de São Paulo, com intermediação do deputado federal Vanderlei Macris (Foto: Divulgação)

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi inaugurou novo tomógrafo computadorizado na tarde desta quarta-feira (3), em Americana. O equipamento apresenta tecnologia para realizar procedimentos não invasivos de diagnóstico por imagem em 3D. O novo aparelho realiza exames em menor tempo e com melhor qualidade de imagem. A estimativa da prefeitura é que o aparelho realize cerca 700 exames por mês.

De acordo com a prefeitura, o novo tomógrafo chega a realizar uma avaliação completa de tórax em apenas dez segundos. Esta rapidez está associada ao maior número de canais disponíveis. Com 16 canais, o equipamento substitui o antigo tomógrafo do HM, que tinha apenas dois. O aparelho permite menor exposição à radiação e mais conforto ao paciente, devido ao formato da mesa.

A aquisição do tomógrafo teve verbas destinadas pelo governo do Estado de São Paulo, com intermediação do deputado federal Vanderlei Macris (PSDB). A inauguração da sala para os exames realizados pelo aparelho faz parte de um plano de modernização do Hospital Municipal, de acordo com o prefeito Chico Sardelli (PV).

“[O novo tomógrafo] é muito mais rápido, prático e objetivo, então com a era da modernidade e da tecnologia nós estamos trabalhando no sentido de facilitar a vida das pessoas”, disse o prefeito.

O secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, conta que o equipamento é usado principalmente em atendimentos emergenciais. “Ele dá essa retaguarda, essa maior tranquilidade para os colegas que estão na linha de frente na urgência e emergência”, comenta.

Além da utilização para casos emergenciais, o novo aparelho será útil para os atendimentos oncológicos e na Rede de Atenção à Saúde, conforme informou o secretário. A modernização do tomógrafo também visa facilitar a conduta médica, uma vez que os exames são realizados com melhor qualidade de imagem.

“O tomógrafo é um equipamento de imagem essencial, tanto na urgência como na perspectiva eletiva, agora mais do que nunca porque nós temos uma unidade de Oncologia. O tomógrafo é um exame de rotina para um paciente oncológico, com isso a gente vai assegurar tanto o diagnóstico quanto o rastreamento de doenças que são crônicas e que precisam da utilização desse recurso”, pontuou Oliveira.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também