Pesquisa Datafolha avaliou setores de cultura no pós-pandemia e apontou que só 26% voltaram à cinemas
Mesmo com a vacinação e a diminuição dos casos de Covid-19, não é todo brasileiro que se sente confortável em voltar a ir ao cinema — só 26% foram assistir a um filme numa telona nos últimos 12 meses. Cada ponto percentual equivale a 1,46 milhão de pessoas. É o que diz o levantamento “Hábitos Culturais III”, realizado pelo Itaú Cultural em parceria com o Instituto Datafolha e divulgado nesta quinta-feira. O estudo ouviu 2.240 pessoas das cinco regiões do país que têm entre 16 e 65 anos, de todas as classes econômicas, homens e mulheres.
E há mesmo uma queda vertiginosa de cinéfilos —o mesmo estudo feito no ano passado apontava que 59% dos entrevistados, mais que o dobro do número atual, tinham ido ao cinema pelo menos uma vez antes da pandemia. Mas a pesquisa vai além e aponta que a diminuição de público não é um problema só das salas de cinema. Apresentações de música, dança e teatro tinham sido visitadas antes da pandemia por 39% dos entrevistados, segundo o levantamento feito no ano passado, mas agora só 18% declararam terem ido a atividades do tipo nos últimos 12 meses. Exposições e museus caíram de 11% para 8%.
Na contramão disso, os podcasts decolaram no último ano. O estudo conclui que, se antes do coronavírus 32% dos brasileiros consumiam esse tipo de programa, agora 42% dos entrevistados apreciam ouvir esses programas. O mesmo não pode se dizer sobre outras atividades feitas em casa, como a leitura de livros digitais e assistir a filmes e séries online —todas tiveram queda de 5% de consumo entre os tempos antes da Covid e os últimos 12 meses.
Vale dizer que, apesar disso, o interesse por atividades presenciais cresceu sim. Se no ano passado 62% diziam que dariam preferência a ver shows musicais fora de casa, o número agora cresceu para 72% dos entrevistados. Espetáculos circenses, apresentações de teatro e de dança seguem a mesma tendência e subiram 9%. Mesmo com a queda de público, houve aumento de interesse na ida ao cinema também —antes eram 64% e agora 76% que preferem ver um filme fora de casa.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Poema sobre o luto ganha forma visual em exposição em Americana
Trabalho de Gustavo Sartori e Daniel Cucatti será apresentado ao público a partir de 22 de outubro, no espaço Obrigado Vida
Exposição na França e Juca Jazz marcam legado cultural de Juarez Godoy
Juarez Godoy fundou estúdio de fotografia publicitária em 1986, levou trabalhos à França, criou o Juca Jazz e registrou três décadas da história do município
Pitaco Filmes, de Piracicaba, conquista 25 indicações no Rio Webfest
Quatro produções disputam prêmios em festival internacional, com trabalhos que vão do suspense ao conteúdo infantil.