sábado, 4 janeiro 2025

Ensino técnico garante emprego em Sumaré

 Agência que opera dentro de escola ajuda a colocar alunos no mercado

ALUNOS DO GRAU TÉCNICO | Escola técnica ajuda na colocação profissional (Foto: Divulgação / Internet)

 Da sala de aula para o mercado de trabalho. O ensino técnico tem aberto portas de emprego para jovens em Sumaré.

Anny Beatriz Guedes, de 17 anos, é um exemplo. Aluna do curso de Administração, ela conseguiu o seu primeiro trabalho através de agência de emprego que funciona dentro da sua própria escola. “Estou muito feliz porque não esperava conseguir uma colocação tão rápido e dentro da minha área”, comenta.

A aluna do curso de Radiologia Camily Bianca Brandão Jorge, de 20 anos, também conseguiu emprego na área após encaminhar o seu currículo para a agência interna da escola. Hoje, ela trabalha em uma clínica, onde consegue colocar em prática o que aprende no curso. O sonho de atuar na área de radiologia começou ainda na infância, quando ela quebrou o braço. “Quando recebi o atendimento e vi todos aqueles instrumentos, me apaixonei pela profissão”, lembra.

Os alunos integram a Unidade do Grau Técnico Sumaré, que tem cerca de 600 alunos e além de Administração e Radiologia, oferece cursos de Enfermagem, Farmácia e Eletrotécnica.

Para auxiliar na contratação dos alunos, a escola tem uma agência de emprego, que faz parcerias com empresas da cidade e região. Do total de estudantes que já se inscreveram na agência, 50 foram contratados.

Tayná Carvalho, responsável pela agência de empregos, explica que além de buscar vagas e encaminhar os currículos dos alunos para as empresas, a escola oferece uma preparação para que o aluno tenha um bom desempenho nos processos seletivos. “São orientações sobre as entrevistas, elaboração de currículos e visitas a empresas para que os alunos tenham uma perspectiva mais aprofundada do mercado de trabalho”, explica.

A escola também promove palestras com profissionais da área. Nesta semana, a escola recebeu a visita do gerente geral do shopping ParkCity Sumaré, Guilherme Quinteiro. Ele falou sobre os desafios da carreira de administração e contou um pouco sobre sua rotina à frente do shopping. Também comentou sobre a importância do ensino técnico. “Eu mesmo fiz o curso técnico em Administração e isso me ajudou muito. É um aprendizado importante que você leva para sempre”, disse.

Um bom exemplo da integração escola com a sociedade, onde se vê mais do que estar preocupada com a formação científica, a escola auxilia o aluno a ingressar no mercado de trabalho, uma preocupação cada vez mais frequente.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também