Mãe responderá por abandono
Três irmãos trancados dentro de um apartamento foram resgatados pela Guarda Municipal em Sumaré, na noite desta quarta-feira (8), em completa situação de abandono. A mãe prestou depoimento na delegacia, não ficou presa e vai responder pelo crime de abandono de incapaz em liberdade.
Segundo a corporação, o local estava sujo e com baratas, e as duas meninas de 6, 8 anos e um menino de 12 anos, estavam sem água e com fome.
“Nós batemos na porta e as crianças responderam lá de dentro que estavam sozinhas e sem a chave, porque a mãe tinha levado. Quando entramos, foi aquela surpresa. Eu tenho 23 anos de profissão e nunca tinha uma cena dessa. As crianças passando fome, todas sujas, com a casa imunda e não sabiam o que fazer. Para ir para a delegacia, nem chinelo tinham”, afirmou o guarda municipal Samuel Gomes da Silva.
A guarda foi até o local após denúncia anônima. O apartamento fica no térreo, o que facilitou a conversa dos agentes com as crianças através da janela. A Polícia Civil autorizou a entrar no local. A janela também era por onde os vizinhos ajudavam as crianças em outras situações de abandono, segundo o que moradores do condomínio relataram à Guarda.
A casa estava totalmente suja. Roupas jogadas pelos cômodos, pratos e panelas sujos e empilhados. Baratas passavam por todo o lado e a geladeira vazia. No banheiro, o vaso sanitário havia sido usado por várias vezes sem dar descarga.
Uma foto tirada na Delegacia de Sumaré mostra as crianças se alimentando na delegacia após o resgate. Roupas novas foram compradas para eles.
Os três irmãos são filhos de pais diferentes e afirmaram que não conhecem eles. A ocorrência foi registrada no 1º Plantão Policial de Sumaré.