quinta-feira, 26 dezembro 2024

Grupo de Resgate de Animais em Desastres já resgatou 19 cães e gatos no Litoral Norte de SP

Confira as orientações para quem tem animais e está na região atingida pelas fortes chuvas 

A chuva recorde que atingiu a cidade de São Sebastião nos últimos dias trouxe grandes prejuízos para a população local, incluindo animais. Para auxiliar nessa situação, o Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD) se integrou ao Posto de Comando mobilizado pelo Governo do Estado e pela prefeitura da cidade para realizar o resgate dos animais.

Até agora, os oito voluntários do GRAD já conseguiram assistir 50 animais, 19 dos quais foram resgatados com sucesso. Segundo a médica veterinária e bombeira civil Carla Sássi, que está na operação do GRAD em São Sebastião, ainda existem outros animais à espera de auxílio. “Muitas pessoas só conseguiram fugir com a roupa do corpo”, conta ela. “Estamos em campo buscando os animais presos nos escombros ou que fugiram e estão perdidos na cidade”.

Os animais resgatados pelo GRAD são levados para diversas instituições da região como o Instituto Verde Escola, na Barra do Sahy; e escolas em Topolândia e Boiçucanga. Além disso, para aqueles que desejam conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelo GRAD, tudo está disponível no site oficial da organização. Com isso, é possível entender melhor sobre as iniciativas que são tomadas para garantir o bem-estar dos animais em situações de desastre.


O trabalho desempenhado pelo GRAD é de fundamental importância para salvar os animais afetados pela tragédia. Por isso, a população também é convidada a se envolver e contribuir para que os bichinhos possam ser devolvidos às suas casas com segurança. Além disso, as doações são muito bem-vindas para ajudar nos custos com alimentação, abrigo e tratamento veterinário dos animais resgatados.

Fundo Social arrecada ração, vermífugo e antipulgas para animais resgatados

O Fundo Social de São Paulo (FUSSP) anunciou que ampliou sua campanha de arrecadação para apoiar a população afetada pelas fortes chuvas no Litoral Norte do estado. Além de alimentos, agora o FUSSP também vai receber doações de ração e sachês para cães e gatos, vermífugos, antipulgas e tapetes higiênicos.

As doações podem ser feitas no depósito da FUSSP na Avenida Marechal Mario Guedes, 301, no bairro Jaguaré, zona oeste de São Paulo. O atendimento é realizado entre 8h e 17h. Após a arrecadação, os donativos serão encaminhados pela Defesa Civil às cidades atingidas.


Orientações para quem tem animais e está na região

Em caso de evacuação, os donos de animais devem estar preparados para levar seus bichos. Os cães deverão ser levados com uma coleira-guia, enquanto que os gatos devem ser transportados em caixas específicas. Os proprietários também precisam levar alimentação. Além disso, aqueles com animais de grande porte, como cavalos, bois e porcos, devem procurar locais altos para levá-los. 
É importante que as autoridades responsáveis sejam notificadas sobre a localização e quantidade dos animais para que possam realizar o resgate e a assistência necessários. Já as aves, como galinhas, por exemplo, devem ser retiradas dos galinheiros e colocadas em um local seguro ou libertadas com alimentação. É importante evitar que os animais tenham contato direto com a água da inundação ou lama. Por fim, qualquer informação sobre animais em situações perigosas precisa ser repassada imediatamente à Defesa Civil Municipal ou ao Corpo de Bombeiros.

[Vídeo] Cachorro agradece a socorrista após ser resgatado

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também