sábado, 23 novembro 2024

Oportunidade de aturem como jornalistas, alunos da EJA criam jornal escolar

Ação incentiva leitura, criatividade, autonomia e produção de conhecimento

Foto: Divulgação

Por Nayara Lourenço

Os estudantes de um dos quatro polos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) atuam como jornalistas e escrevem o jornal “Circula EJA”, através de orientação dos professores. A ação incentiva a leitura, criatividade, autonomia e produção de conhecimento. O periódico possui aproximadamente oito páginas, em formato A4, e já conta com duas edições.


Segundo o assistente de direção da escola, Cristiane Gonçalves, a iniciativa começou em 2022 com o projeto “Semeando Conhecimento”. A ação aborda temas como saúde, educação, lazer e meio ambiente. Os educadores, gestores e funcionários da escola também são mobilizados pelo jornal, mas os alunos são os responsáveis pela pesquisa e produção do conteúdo.


A professora de Língua Portuguesa, Luísa Vital e o coordenador da EJA no CFPF (Centro de Formação dos Profissionais de Educação) Paulo Freire, Rafael Quintanilha, são os responsáveis pela revisão do material. Já a parte de edição e organização são de responsabilidade de Cristiane. Após ser finalizado e impresso na EJA, o jornal é distribuído para os alunos e profissionais de educação.


Os estudantes também usam o material em sala de aula, através de leituras expositivas, discussões e reflexões, além de outras atividades. No momento, a comunidade escolar se organiza para a terceira edição do “Circula EJA”, que deve ser publicada ainda no primeiro semestre deste ano.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também