A cidade de Nova Odessa ficou entre as três melhores cidades do Brasil, com população entre 30 e 100 mil habitantes, na categoria “Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública” da finalíssima nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes 2022. Anteriormente, o município conquistou o primeiro lugar na mesma categoria na fase regional, comparado com todas as cidades do Estado de São Paulo.
A finalíssima nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes 2022 aconteceu em novembro no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília. Na fase estadual, Nova Odessa havia sido a vencedora deixando Santa Cruz do Rio Pardo e Vinhedo, as demais finalistas, para trás. Na fase nacional, foi finalista ao lado de Carlos Barbosa (RS) e Timbó (SC), a vencedora nesta faixa populacional.
“Concorremos com cidades do Brasil inteiro e conseguimos ficar entre as três primeiras, e isso é motivo de orgulho. Parabéns a todos os servidores públicos, empreendedores, trabalhadores e estudantes que fazem de Nova Odessa a cada dia um lugar melhor para todos”, declarou o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho.
“O prêmio é o reflexo do trabalho sério e eficiente realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, que tem dado total atenção às pequenas, médias e grandes empresas da cidade”, concluiu o prefeito.
O Prêmio Band Cidades Excelentes 2022 tem o objetivo de incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros, por meio da premiação de boas práticas da gestão pública. A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila, e direcionado a todos os municípios do país.
As iniciativas foram avaliadas com base nos pilares do IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila): Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; Infraestrutura e Mobilidade; Saúde e Bem-Estar; Educação; e Sustentabilidade. A plataforma é estruturada com base em um IA (Inteligência Artificial) que, a partir de algoritmos, consolida os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.
Nova Odessa obteve um IGMA geral de 67,74. Na categoria em que ficou entre as três melhores do Brasil em sua faixa populacional, a de “Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública”, a nota municipal foi de 85,80. Mas a maior nota de Nova Odessa foi em “Infraestrutura e Mobilidade Urbana”: 89,65.