A rede municipal de ensino de Nova Odessa iniciou 2023 com uma série de novidades que beneficiam os 5.600 alunos matriculados. São nada menos que 15 creches e escolas que passam por reformas estruturais, o que garante ambientes mais seguros e confortáveis para alunos, professores e servidores. No total, foram mais de R$ 5 milhões investidos na recuperação das unidades da rede municipal.
A educação tecnológica também já é realidade na cidade. Alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental começaram a ter aulas de robótica educacional, que visam capacitar os estudantes da rede municipal para a atual revolução tecnológica em curso. Mais de 100 salas de aula já contam com lousas digitais, todas as escolas têm internet sem fio e todos os alunos têm acesso à plataforma de aulas digitais Creator4All.
Além disso, segundo a Prefeitura, todas as 25 creches, pré-escolas e escolas do Município estão recebendo um sistema de videomonitoramento interligado à central da GCM (Guarda Civil Municipal), 24 horas por dia, assim como outros prédios da Prefeitura, como o próprio Paço Municipal.
No início do ano letivo, foram distribuídos kits gratuitos de material escolar, beneficiando também os alunos das creches.
KITS DE UNIFORMES PELA 1ª VEZ
Outra grande novidade deste ano é a entrega, pela primeira vez na história, de kits de uniforme escolar gratuitamente a todos os alunos – dos bebês até o 5º ano do Ensino Fundamental. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, são distribuídos dois conjuntos: um de verão e outro de inverno.
“É algo inédito, nenhum prefeito antes na história de Nova Odessa havia feito isso antes, de forma que todos os nossos alunos se sintam valorizados e tratados da mesma maneira”, afirmou o secretário de Educação, José Jorge Teixeira. Segundo ele, na soma dos dois kits, serão entregues um total de 12 peças a cada aluno ao longo do primeiro semestre. As famílias que desejarem poderão continuar adquirindo peças adicionais em lojas da cidade, como sempre aconteceu.
Também estão sendo adquiridos novos kits de enxovais para as creches municipais – onde as 200 EDIs (Educadoras de Desenvolvimento Infantil) foram recentemente reconhecidas pela gestão do prefeito Leitinho como “profissionais da Docência”.
E a EMEFEI Prefeito Simão Welsh, no Jardim Santa Rita 2, passa a ser a quinta unidade da Rede Municipal de Ensino a oferecer aulas em período integral. Por fim, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, está adquirindo novos computadores para os gestores e educadores das 25 creches e escolas municipais.