Uma parceria entre a Prefeitura de Nova Odessa e o Governo do Estado de São Paulo vai possibilitar a instalação de uma base do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar na cidade. Os últimos detalhes da parceria foram definidos em reunião entre o prefeito de Nova Odessa, Cláudio Schooder, o Leitinho, e o comandante da futura base do Corpo de Bombeiros, tenente Élio Douglas Marcolino Lima. A inauguração do prédio deve acontecer em junho.
A sede dos Bombeiros da PM de Nova Odessa já conta com equipe, viaturas e equipamentos prontos para serem trazidos para a cidade. O tenente afirmou que parte desse efetivo já está trabalhando em Hortolândia e Santa Bárbara d’Oeste para adquirirem experiência, e as viaturas já se encontram em São Paulo. A vinda do Corpo de Bombeiros Militar para Nova Odessa é um grande ganho para a segurança da população e empresários da cidade, afirma o prefeito Leitinho.
A Secretaria de Obras da Prefeitura realizou a adequação do canteiro central da Avenida São Gonçalo para permitir a entrada e saída rápida das viaturas na nova base do Corpo de Bombeiros. Foi aberta e pavimentada uma nova passagem entre as duas pistas da avenida, e a Coden Ambiental instalou um novo hidrante em frente à base da corporação, visando agilizar o abastecimento do caminhão motobomba para combater incêndios e focos de queimada em toda a cidade.
Ao todo, a base contará com 14 agentes, dois veículos (caminhão motobomba e uma viatura de resgate de acidentados), equipamentos eletrônicos, desencarcerador para ocorrências de presos em ferragens, móveis e EPIs. O custo total da base foi de cerca de R$ 2,1 milhões ao Estado, que arcará com os salários e benefícios dos agentes, enquanto a Prefeitura será responsável pelos custos mensais da base, como água, luz e telefone.
O prédio na Avenida São Gonçalo foi locado pela Prefeitura até o término da construção da sede própria para a corporação, na Avenida João Pessoa, no Centro.