A adolescente Erissa Nicole Santana, de 16 anos, faleceu na noite desta terça-feira (13), com suspeita de febre maculosa. Erissa residia e estava internada em Campinas. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
O Instituto Adolfo Lutz Três já confirmou que três mortes foram causadas pela doença. As vítimas são: A dentista Mariana Giordano, de 36 anos, e seu namorado, o piloto Douglas Costa, de 42 anos e morador de Jundiaí, e Evelyn Karoline Santos, de 28 anos, moradora da cidade de Hortolândia.
Todos estiveram no evento “Feijoada do Rosa”, no dia 27 de maio, realizado na Fazenda Santa Margarida, no Distrito de Joaquim Egídio, na região leste da Campinas, o provável local da infecção. Além deste evento, o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) de Campinas apura um show do cantor Seu Jorge, que ocorreu no dia 3 de junho.
Uma mulher, de 38 anos, que esteve neste segundo evento, está internada em hospital particular de Campinas e está sendo monitorada, aguardando o resultado do exame pelo Instituto Adolfo Lutz.
A Prefeitura de Campinas já havia suspendido as atividades na “Fazenda Santa Margarida” nesta segunda-feira (12), quando o Departamento de Vigilância em Saúde (DEVISA) de Campinas foi até a fazenda apresentar novas medidas e orientações.
“A fazenda só poderá fazer novos eventos quando apresentar um plano de contingência ambiental e de comunicação. Os responsáveis pelo local foram notificados sobre a importância da sinalização quanto ao risco da febre maculosa”, ressalta a Prefeitura de Campinas.
Porém, a assessoria de imprensa do local divulgou, nesta quarta-feira (14), que os eventos estão suspensos por 30 dias. A “Fazenda Santa Rita” disse que “recebeu com tristeza as notícias e lamenta muito o ocorrido” e que “A Fazenda está trabalhando num plano de ação que deverá apresentar aos órgãos competentes ainda essa semana”.
“Diante dos últimos acontecimentos e, buscando maneiras de viabilizar e estruturar medidas de adequação necessárias, a empresa, por liberalidade, permanecerá fechada pelos próximos 30 dias”. Ainda segundo a nota, a fazenda informou que “toda a documentação está em conformidade e regularidade com os órgãos competentes e às exigências legais, incluindo a Prefeitura Municipal de Campinas e por este motivo os eventos agendados permanecem inalterados. É importante destacar novamente que, nos últimos anos, nunca houve qualquer caso semelhante a este”. Há um show do cantor Gusttavo Lima marcado par ao dia 21 de julho.
SOBRE A DOENÇA
A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida através da picada de uma das espécies de carrapato, ou seja, ela não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa pelo contato e seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta.
Há no estado duas espécies da bactéria causadora da doença. Na região metropolitana da capital, há pouquíssimos registros dada a urbanização da área. No interior do estado, a doença passou a ser detectada a partir da década de 1980, nas regiões de Campinas, Piracicaba, Assis, nas regiões mais periféricas da região metropolitana de São Paulo e no litoral, mas em uma versão mais branda. Os municípios de Campinas e Piracicaba são, hoje, os dois que apresentam o maior número de casos registrados da doença. O tratamento é realizado com antibiótico específico.
ORIENTAÇÕES
A Secretaria de Estado da Saúde reforça que as pessoas que moram ou se deslocam para áreas de transmissão estejam atentas ao menor sinal de febre, dor no corpo, desânimo, náuseas, vômito, diarreia e dor abdominal e que procurem um serviço médico informando que estiveram nessas regiões para fazer um tratamento precoce e evitar o agravamento da doença.