O distrito de Tupi, em Piracicaba, está literalmente em festa! Após um período de três anos sem a tradicional Festa de São João do Tupi, em razão da pandemia, o evento vai acontecer neste final de semana, na Paróquia São José de Tupi, com entrada franca, e com novidades. Além do tradicional dia 23 de junho, nesta edição, a festa também vai acontecer no dia 24 de junho.
Considerada como uma das festas de São João mais tradicionais do Estado, a Festa de São João de Tupi é realizada ininterruptamente desde 1934, o evento celebra a devoção pela comunidade ao santo. Dezenas de voluntários emprestam seus serviços para a comunidade. A festa contempla a parte religiosa e demais atividades artísticas e gastronômicas. A expectativa é de que entre 15 e 20 mil pessoas passem pela festa.
Neste sábado, (24), as atividades iniciaram às 9h com a Santa Missa, e às 11h almoço no Salão Paroquial. As barracas já estarão abertas a partir das 11h com comidas e bebidas típicas.
SÃO JOÃO
Um dos personagens mais significativos do cristianismo, São João Batista nasceu, segundo registros históricos, por volta do ano 5 a.C. em uma pequena cidade próxima à Jerusalém. Judeu, era considerado como um dos principais profetas de seu tempo, anunciando a chegada do Messias.
Nas passagens Bíblicas, João foi aquele que batizou Cristo no Rio Jordão – o termo baptista decorre desta cerimônia, comum a várias religiões e que tem grande notoriedade nas de matrizes cristãs. A festa em sua homenagem, realizada no dia de seu nascimento, em 24 de junho, tem origem na Idade Média em substituição à dedicada ao deus grego Adônis, comemorado no mesmo dia.