O projeto “Meu Primeiro Filho” criado pelo Fundo Social de Solidariedade, atende atualmente 32 gestantes. A iniciativa faz orientação médica e psicossocial, além de cursos de aprendizados para mães de primeira viagem.
“As mamães de primeira viagem, que tem alguma dúvida de como cuidar do seu bebê, aprenderão aqui, neste espaço. É um projeto para humanizar o atendimento da saúde, para cuidar e amparar bem das nossas crianças e nossas jovens mamães”, afirmou o prefeito Luiz Dalben.
A preparação acontece na Sala Multidisciplinar do “Meu Primeiro Filho”, localizada dentro do Ambulatório de Especialidades, na região central. A sala imita um quarto do bebê, com objetos necessários para os primeiros cuidados dos recém-nascidos.
Projeto
O projeto disponibiliza atendimento nutricional, psicológico e bucal, além do ensaio fotográfico para a gestante e certificado ao fim do curso.
Conta também com encontros profissionais de diversas áreas da saúde, com assuntos que envolvam as principais dificuldades enfrentadas no período da gestação e nos cuidados com o recém-nascido, em local humanizado e aconchegante.
Nos encontros serão abordadas temáticas como as emoções experimentadas durantes a gravidez, cuidados e higiene do recém-nascido, amamentação e o preparo do parto.