quinta-feira, 2 maio 2024

Aumentam em 220% a busca por viagens para o fim do ano

Destinos dos brasileiros foram variados neste ano 

Idione Particelli, proprietária Agência Futura Turismo e Negócios – Foto Rafael Alves

 O fim de ano chegou e as buscas para aproveitar as comemorações de natal e ano novo também. Agências de viagens revelaram que houve um crescimento de 220% na procura por passagens comparadas a 2021, em razão do controle da pandemia de Covid-19.

Apesar da alta no valor das passagens de quase 124%, principalmente para o réveillon, inflacionado pelo aumento do valor do querosene de aviação, não intimidou os turistas que buscam celebrar a virada do ano em diversos destinos.

Nove em cada dez rotas mais buscadas para o réveillon estão mais caras do que no mesmo período do ano passado. Os aeroportos de Congonhas (SP) e Recife (PE), o valor médio de uma passagem de ida e volta está em R$ 5.855,13 contra R$ 2.605,38. O único destino com queda foi Guarulhos para Fortaleza (CE), com queda de 15%.

Para não cair em compras erradas e complicações principalmente com transporte e hospedagem, Idione Particelli, proprietária da agência de viagens Futura, aconselha o contato com uma agência de turismo e relata que a demanda maior deve-se muito em razão do período em que as pessoas estavam impossibilitadas de sair de casa.

“A procura esta maior pois todo mundo ficou sem viajar por cerca de dois ou três anos, e isso alterou muito com a expectativa e a vontade do turista, mas ainda com cerca dificuldade pois hotéis e aeroportos por exemplo, continuam com falta de mão de obra”.

Apesar de muitos acreditarem que as viagens para o réveillon estão sendo compradas nos últimos meses, Idione afirma que datas especiais como o fim de ano já estão vendidas desde agosto. “Normalmente quando chegam os meses de agosto e setembro “acabou” o meu réveillon. Geralmente são famílias que viajam para o exterior e precisam de uma cerca antecedência para evitar valores mais altos e a falta de locais para hospedagem”.

Na Futura, Idione afirma que a procura para os destinos tradicionais permanecem, mas que esse ano, houve uma grande variação, não havendo um local exclusivo para as comemorações. Países da América do Norte, principalmente em razão do frio e neve, sempre estão entre os destinos procurados, mas o Brasil também oferece estrutura para atender bem esses turistas.

Outro detalhe importante, segundo a Futura, é a análise do perfil do turista, para entender quais são seus objetivos na viagem e indicar o melhor destino e roteiro para as férias. “A nossa agência, analisa cada cliente que vem até nós, pois às vezes o turista chega ao local que ele escolheu e não é o que ele buscava nesse momento de lazer”, complementa Idione.

Uma dica importante que a Agência fornece para quem pretende viajar nas próximas férias ou feriados prolongados é se programar com calma e controle. “Planejamento. O brasileiro está começando a se planejar nesse momento, algo que não acontecia em outros anos. É fundamental para quem pretende realizar uma viagem para o exterior, por exemplo, vá comprando seus dólares mês a mês, aproveitando as quedas do valor comparado ao real e assim se organizando para quando chegar a data, não sofrer com os gastos extras que poderão ser utilizados durante a viagem”.

O aeroporto Viracopos, em Campinas, previu a circulação, entre os dias 16 de dezembro e 3 de janeiro de 830 mil passageiros por conta dos feriados de natal e ano novo com 5.875 pousos e decolagens na pista.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também