domingo, 19 maio 2024
PARA COLECIONADORES

Banco Central lançará moeda em comemoração aos 200 anos da primeira Constituição

A cerimônia de lançamento será no Salão Nobre do Congresso Nacional, às 09h30
Por
Vitória Silva
Foto: Banco Central/Reprodução

Nesta quinta-feira (11) o Banco Central lançará uma moeda em comemoração aos 200 anos da primeira Constituição. O evento de cerimônia será no Salão Nobre do Congresso Nacional, às 09h30.

O lançamento, que estava previsto para o mês de março, foi aprovado em novembro de 2023 pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), colegiado formado pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto.

A moeda será de prata, com valor de face de cinco reais. O lançamento é uma homenagem do Banco Central ao Poder Legislativo, para celebrar o bicentenário da primeira Constituição, que formou o bicameralismo, na qual o Legislativo é exercido por duas Câmeras, com a criação da Câmera dos Deputados e do Senado Federal.

A primeira Constituição brasileira foi outorgada em 25 de março de 1824 por D. Pedro I. Destaca-se entre principais medidas do texto o fortalecimento do poder pessoal do imperador, com a criação do Poder Moderador, que estava acima dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também