quarta-feira, 24 abril 2024

Estado de São Paulo cria 51 mil vagas de trabalho em março

Emprego formal aumentou 124% durante o mês. O dobro registrado no mesmo mês ano passado

Por: Isabela Braz

Foto: Reprodução

O Governo do Estado de São Paulo divulgou na data de hoje (17), o aumento de 124% nos empregos formais no estado durante o mês de março de 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo dados analisados pela Fundação Seade do Governo de SP, foram criados 51 mil postos de trabalho, mais do que o dobro em relação aos 22 mil gerados em março de 2022.

O Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que realiza o registro desses dados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), apresentou em comparação ao último mês, um aumento de 0,4% no registro de trabalhos no Estado de São Paulo em 0,4%, e em todo o Brasil 0,5%.

No total, foram registrados 668 mil admissões e 617 mil desligamentos, gerando esse saldo final positivo ao estado – saldo esse gerado pela subtração entre os números de admissões e desligamentos

O crescimento foi puxado principalmente pelo setor de serviços – com destaque para transportes, armazenagem e entregas –, com 37 mil postos, e construção com outros 9 mil. Na indústria foram criadas 6 mil vagas e o agro registrou relativa estabilidade.

REGIÃO DE CAMPINAS

A região Metropolitana de Campinas, apresentou durante o mês de março um saldo positivo em comparação ao mês de fevereiro. A Região de Campinas registrou 8 mil novos empregos, sendo derivados de 107 mil novas admissões e 99 mil desligamentos.

No registro por municípios em que o Jornal TODODIA realiza suas coberturas, a cidade de Campinas sai na frente com 1412 admissões, seguidas de Paulínia com 769, Hortolândia com 272, Santa Bárbara d’Oeste com 266, Sumaré com 201 e Monte Mor com 124.

Finalizaram o mês com estoque negativo no saldo final de empregos gerados as cidades de Americana com -43 vagas e Nova Odessa com -5.

O ESTUDO


O estudo desenvolvido pelo Seade sobre mercado de trabalho aplica dados do Caged divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Para as unidades da federação e regiões, foram utilizados dados com ajustes e estoques de empregados do início de janeiro de 2023.

O levantamento completo sobre o emprego no estado de São Paulo e regiões paulistas está disponível em https://trabalho.seade.gov.br/.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também