segunda-feira, 14 julho 2025

Grupo de advogados de direita cria manifesto pró-Bolsonaro

A carta foi divulgada na última quinta-feira (28) em uma plataforma online de abaixo-assinados 

CARTA | Grupo sai em defesa do presidente Jair Bolsonaro (Foto: Agência Brasil)

Um grupo que se identifica como Movimento dos Advogados de Direita (ADBR) lançou um manifesto de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e “em defesa das liberdades individuais e das garantias fundamentais”.

A carta foi divulgada na última quinta-feira (28) em uma plataforma online de abaixo-assinados, já conta com 698.700 assinaturas e é uma reação à carta pela democracia aberta dois dias antes em reação às ameaças golpistas de Bolsonaro e que já conta com mais de 600 mil assassinaturas.

O advogado Paulo Maffioletti, um dos idealizadores do “Manifesto à Nação Brasileira – Defesa das Liberdades”, admite que o documento é uma resposta à “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros pela Democracia”, subscrita até aqui por banqueiros, artistas e integrantes da sociedade civil.

“Essa carta [‘Manifesto à Nação Brasileira’] foi elaborada e publicada de forma simples, direcionada ao povo brasileiro, buscando estabelecer a realidade dos fatos e mostrar que não é somente uma elite dominante que ocupa posições de poder que podem definir, influenciar e impor suas visões tecnocratas de ‘democracia'”, afirma Maffioletti.

Para ele, a missiva que será lida na faculdade da USP em 11 de agosto retrata o “discurso único de uma elite de banqueiros, de empresários, de seus apoiadores políticos e da militância pró-Lula”.

O petista é o principal adversário do atual chefe do Executivo federal na eleição de outubro deste ano para o Palácio do Planalto. Na última pesquisa divulgada pelo Datafolha, na semana passada, Lula registrou 47% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro chegou a 29%. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também