domingo, 19 maio 2024
VESTIBULAR

Inep divulga datas do ENEM; Prova acontece nos dias 3 e 10 de novembro

Inscrições abrem no dia 27 de maio e vão até 7 de junho
Por
Isabela Braz
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (13) o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. As provas serão aplicadas no dia 3 e 10 de novembro e estudantes de todo o país já podem realizar a inscrição a partir do dia 27.

Ainda nesta segunda, o Inep divulgou os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição, solicitado anteriormente pelos participantes por meio de um edital anterior. Para os que pagarão, o valor da taxa de inscrição será de R$ 85.

As inscrições deverão ser feitas por meio da página do participante em enem.inep.gov.br/participante até às 23h59 do dia 7 de junho.

O EXAME

Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

No primeiro dia do Exame, serão aplicadas as provas de Linguagens – na opção de língua estrangeira o participante deve optar por inglês ou espanhol –, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

NOME SOCIAL

Não será necessário enviar documentos comprobatórios, no que se refere ao nome social, no momento da inscrição. Travestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita Federal. Nesse contexto, antes de se inscrever, o participante deverá verificar as informações pessoais, junto à Receita, e, se for o caso, atualizá-las.

ACESSIBILIDADE

O Cartão-Resposta e a folha de redação terão seus tamanhos aumentados, de forma automática, para todas as pessoas que solicitarem provas ampliadas ou super ampliadas – até a edição de 2023, era necessário fazer esta solicitação. A medida vem no sentido de proporcionar mais autonomia para que os participantes transcrevam as respostas e o texto para a folha definitiva.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também