sábado, 15 junho 2024

Investimento de R$ 345 bilhões em tecnologia em 2022 impulsiona o mercado no próximo ano

Campinho Digital lista oito dicas essenciais para ingressar nesse setor, que cresce constantemente no País 

Foto: Divulgação

Final de ano é o momento de fazer uma retrospectiva dos últimos meses e listar novas metas que se deseja para o próximo ano. A frase “conseguir um novo trabalho” está no topo da lista de muitos brasileiros. Uma prova disso é a pesquisa realizada, em 2022, pelo Instituto ADP Research, a qual aponta que 4 em cada 5 brasileiros consideram mudar de emprego.

Aqueles que almejam ingressar no setor da tecnologia podem comemorar pois, no final deste ano, o setor terá recebido investimentos que devem ultrapassar os R$345 bilhões, segundo uma pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom), impulsionando o mercado para 2023. Os destaques devem ser Big Data, armazenamento na Nuvem e a Internet das Coisas.

“É fato que a demanda por profissionais no mercado de tecnologia está cada vez maior, fazendo com que a busca por mão de obra qualificada continue a crescer. Com nossa expertise no setor, sabemos que o diferencial no processo seletivo das empresas é a habilidade técnica em uma determinada ferramenta, ou em um conjunto delas. Por isso, recomendamos aos futuros profissionais que realizem um curso de Programação Web Full Stack, já que esse acaba sendo um recurso inicial para conseguir se candidatar às vagas disponíveis no mercado”, explica Luis Parenti, diretor geral da Campinho Digital.

Foi pensando na ascensão do setor que o Campinho Digital, escola digital focada nas populações com barreiras socioeconômicas, listou oito dicas para auxiliar os profissionais a conquistarem um novo ou primeiro emprego no mercado da tecnologia no próximo ano.

1. Busque um mentor de carreira

Como primeiro passo, se dedique a buscar um mentor de carreira. Há profissionais que se colocam à disposição para acompanhar e orientar iniciantes, durante um período, recomendando métodos de estudos técnicos de acordo com o propósito do candidato.

2. Faça um currículo atrativo

Provavelmente, grande parte dos candidatos já possuem um CV, mas antes de qualquer ação, tire algumas horas para desenvolver uma nova versão mais atrativa e com todas as informações atualizadas. A área de tecnologia é dinâmica, então abuse da criatividade e prepare um documento que se destacará dentre os demais.

Vale sempre se atentar aos erros de português, ausência de um meio de contato e informações erradas, pois esses pontos podem fazer com que você perca a vaga dos sonhos.

3. Fortaleça o networking e aposte no LinkedIn

O LinkedIn é uma ferramenta profissional eficiente para buscar oportunidades e se candidatar às vagas. Por isso, manter-se ativo na plataforma é essencial para dar o próximo passo na conquista do novo emprego.

Além disso, o LinkedIn fortalece o networking, pois é possível se conectar com profissionais da área e também aqueles que são referência no setor que atuam.
Interaja com as publicações que tenham relação com o seu universo e aquilo que busca alcançar.
Vale pontuar que a plataforma oferece cursos de curta duração de forma gratuita, que emitem certificados após a conclusão. Essa é uma oportunidade para turbinar seus aprendizados e seu currículo.

4. Compartilhe seus conhecimentos

Ainda aproveitando os benefícios do LinkedIn, compartilhe não só os certificados de conclusão de cursos, mas também utilize as publicações para descrever os conhecimentos adquiridos, uma nova programação aprendida e um novo comando. Isso irá enfatizar as habilidades exercitadas e o progresso que está sendo construído.

5. Dedique-se a uma linguagem de programação de cada vez

No início da carreira, é comum querer aprender mais de uma programação ao mesmo tempo, porém quando escolher uma linguagem de programação para estudar, é importante se dedicar exclusivamente no desenvolvimento dela.

6. Participe de Hackathons

Hackathons é uma maratona de programação apoiada por empresas de tecnologia. Além disso, é uma ótima fonte de networking, já que a oportunidade proporciona desenvolver as habilidades na prática, trabalhando em equipe com problemas reais da rotina de um profissional do ramo.

7. Pesquise sobre as empresas e surpreenda na entrevista de emprego

Com o currículo atualizado e pronto para o envio, chegou o momento de pesquisar a fundo sobre as empresas do setor que estão com processos seletivos abertos.

Quando uma oportunidade de emprego aparecer e você for chamado para um processo seletivo, faça um projeto direcionado para a empresa em questão. Se atente a cultura da companhia e ferramentas que utiliza, isso pode ser um diferencial em relação aos outros candidatos.

8. Não pule etapas

Por fim, é importante seguir cada processo no seu tempo. Desenvolva bem o raciocínio lógico e a lógica de programação, independente de quanto tempo esse procedimento possa levar. Ter o raciocínio lógico bem estruturado contribuirá para o desenvolvimento de qualquer atividade de forma organizada e efetiva.

“Tenha curiosidade! No dia-a-dia, a jornada de um desenvolvedor progride de acordo com a curiosidade em investigar e buscar soluções para a resolução dos problemas que possam surgir. Com isso, deixo uma dica bônus: utilizem o site Stackoverflow, pois é considerado o “Google” do programador”, conclui Parenti.

Sobre o Campinho Digital

O Campinho Digital é uma escola digital focada nas populações com barreiras socioeconômicas.

Esta iniciativa contribui para a democratização e inclusão no acesso às oportunidades apresentadas pela economia digital através do desenvolvimento de competências digitais para a inserção do trabalho. A partir de 2020 até à data, 410 pessoas foram profissionalizadas nas áreas de Nuvem, Programação e Gaming, juntamente com a Google e Meta e Programação em conjunto com a Digital House.

Mais informações: https://www.campinhodigital.org/

Sobre a Fundação Compromisso

A Fundação Compromisso desenvolveu e divulgou, nos anos noventa, um novo modelo de apoio e investimento eficaz em questões sociais, ambientais e culturais no seio de organizações da sociedade civil, empresas privadas e instituições públicas em toda a América Latina. Inspirada no trabalho e filosofia de Peter Drucker para gerir o conhecimento produzido pelas organizações de forma a alcançar uma mudança social em todos os setores, a Fundação Compromisso tem ajudado as organizações a compreender o que fazem, quem servem e como o fazem, focando-se no que valorizam e no impacto que conseguem ao fazê-lo. Atualmente, o FC tem como objetivo impactar os investidores da região para os ajudar a compreender as oportunidades que têm na arte, criatividade e questões ambientais e sociais, atraindo todo o tipo de parceiros de todo o mundo, desde grupos comunitários a fundações de inovação, com o objetivo de alcançar mudanças sociais.

Visita: https://pt.compromiso.org/lafundacion 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também