sábado, 15 junho 2024

Moradora encontra gambá em máquina de lavar roupa e resgate de animal é acionado

Mulher aproveitava a trégua na chuva que atingiu o estado para fazer serviços domésticos

Foto: Christian Raboch/ Reprodução

Uma moradora de Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, encontrou um gambá ao abrir a tampa da máquina de lavar roupa de casa. A mulher aproveitava a trégua na chuva que atingiu o estado nesta semana para fazer serviços domésticos.

O animal foi resgatado por uma equipe da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) e devolvido à natureza na quarta-feira (21).

Segundo o biólogo Christian Raboch, acionado para o atendimento, o animal jovem entrou por baixo do eletrodoméstico e ficou por lá mesmo. Ele não se feriu, mas ficou estressado com a situação, de acordo com o especialista.

Um vídeo da captura do mamífero foi compartilhado na web pelo especialista e, na noite de quinta-feira (22), mais de 5.700 pessoas haviam curtido a publicação.

“Bora sair, rapaz. Bora dar uma volta”, brincou.

Mais aparições

De acordo com o especialista, o período propício para reprodução dos gambás começa em setembro e se estende até os primeiros meses do ano seguinte.

Isso explica o aumento de aparições na região nas últimas semanas. “Tem muito resgate de mamãe gambá com filhotes e de gambás jovens”, comenta Raboch.

No final de outubro, a captura inusitada de um filhote chamou a atenção de socorristas em Joinville.

Na ocasião, um gambá em parada cardiorrespiratória foi tirado do ralo de uma piscina. Segundo os Bombeiros Voluntários, o animal foi salvo após manobras de reanimação.

O filhote foi encaminhado para uma clínica conveniada com o Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Com informações do G1

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também