domingo, 21 junho 2026

Morre a jornalista Glória Maria

Muito conhecida por apresentar o dominical da Globo e celebridades do mundo artístico, Glória deixou uma marca sólida no jornalismo brasileiro 

Glória Maria. Foto: Globo Repórter

A profissional global, Glória Maria, começou no jornalismo em uma época em que o rádio e o jornal impresso dominavam a divulgação das notícias.  Carioca, formou-se em jornalismo na PUC-Rio e passou toda a sua carreira no grupo Globo.

Glória Maria, desde 2019, vinha tratando de um câncer de pulmão.  O problema de saúde foi descoberto após a jornalista se sentir mal e realizar uma ressonância magnética. À época, ela foi submetida a uma cirurgia de emergência para a retirada de uma “lesão expansiva cerebral”, no Hospital Copa Star, Rio de Janeiro. O tumor foi “removido totalmente” e a jornalista voltou para casa dias depois.

A doença evoluiu e teve metástase para o cérebro.  A jornalista faleceu nesta manhã de quinta-feira (02), seu falecimento foi confirmado pelo grupo Globo. 

Glória deixa duas filhas, Laura e Maria. 

Uma trajetória marcante

A jornalista Glória Maria, uma referência na TV brasileira, faleceu na cidade do Rio de Janeiro na quinta-feira (2). Com mais de cinco décadas de carreira, Glória Maria era conhecida por ser uma pioneira no jornalismo televisivo. Ela começou sua carreira na TV Globo em 1971, cobrindo o desabamento do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro. Desde então, ela tornou-se a primeira repórter a aparecer ao vivo e em cores no Jornal Nacional, e apresentou o programa “Fantástico” de 1998 a 2007.

Glória Maria foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2019, mas após o tratamento, sofreu uma metástase no cérebro que foi tratada com sucesso por meio de cirurgia. No entanto, novos tratamentos não foram eficazes e ela morreu no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio. A TV Globo emitiu uma nota sobre a triste perda, destacando a importância de Glória Maria como jornalista e figura icônica da televisão brasileira.

Glória Maria nasceu no Rio de Janeiro e estudou em escolas públicas, sempre se destacando com sua habilidade para escrever e conhecer outras línguas. Ela também conciliou seus estudos na faculdade de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com o emprego de telefonista da Embratel. Além de sua carreira de sucesso na TV Globo, ela também trabalhou no Jornal Hoje, na RJTV e no “Bom Dia Rio”.

A carreira de Glória Maria foi marcada por momentos históricos, como a cobertura da posse de Jimmy Carter em Washington e entrevistas com chefes de estado durante o período militar no Brasil. Sua paixão pelo jornalismo e sua coragem a levaram a cobrir mais de 100 países e a protagonizar momentos marcantes na televisão. Ela deixou um legado como uma das mais influentes e corajosas jornalistas da TV brasileira.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também