quinta-feira, 29 fevereiro 2024
SAÚDE

No Brasil, mais de 43 milhões de pessoas já se vacinaram contra gripe

Prevenir é sempre melhor do que remediar e o inverno aumentam a circulação do vírus da gripe Influenza
Por
Jaqueline Durões
Foto: Divulgação/ Agência Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, até a última sexta-feira (9), 43,3 milhões de doses de vacinas contra a gripe foram aplicadas no Brasil, com o total de 16 milhões de doses aplicadas em idosos, seis milhões em crianças e 2,6 milhões em profissionais de saúde.

O Ministério alerta que a “vacinação é fundamental antes da chegada do inverno, já que esta é a estação do ano com maior circulação dos vírus da [gripe] Influenza”.

A campanha nacional terminou no fim de maio. Mesmo assim, a orientação é que estados e cidades estendam a imunização enquanto tiverem doses disponíveis.

Vale destacar que o propósito da vacina contra a Influenza é diminuir a circulação do vírus da gripe e evitar o agravamento de doenças como sinusite, pneumonia e até problemas cardíacos, principalmente em crianças, idosos e portadores de doenças crônicas.

Por esse motivo, e por conta também das baixas temperaturas registradas nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta para a importância de todos os grupos vacináveis procurarem um posto de saúde mais próximo de suas casas para garantir a vacinação.

Prevenir é melhor do que remediar e a melhor forma de se prevenir contra a gripe e suas complicações é a vacinação anual, mas também alguns cuidados, que podem evitar o contágio não só da gripe, mas de outras diversas doenças.

Lavar com frequência as mãos com água e sabão, evitar compartilhar objetos de uso pessoal como copos, talheres, garrafas de água, toalhas, durante encontros e reuniões, prefira locais abertos e ventilados, exercite-se regularmente, cuide de sua imunidade: mantenha uma alimentação saudável, boa hidratação e evite situações constantes de stress.

A orientação para a população é que consulte as informações locais para saber onde se vacinar.

O Ministério da Saúde informa que até o momento cerca de 22 milhões de doses da vacina bivalente foram aplicadas, e o órgão tem concentrado esforços na proteção da população contra a covid-19.

“O imunizante é destinado a todos os brasileiros maiores de 18 anos que completaram o esquema vacinal primário com as duas doses. É necessário, no entanto, intervalo mínimo de quatro meses desde a administração da última dose”, relata o ministério.

“Tanto as ações de vacinação contra a gripe quanto as da covid-19 são parte do Movimento Nacional pela Vacinação, iniciado em fevereiro deste ano. O movimento é uma das prioridades do governo federal para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e o resgate da cultura de vacinação no país”, destaca o governo.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também