quinta-feira, 2 maio 2024
VACINA RECOMBINANTE CONTRA A COVID

Nova Vacina contra Covid-19 é registrada pela ANVISA

Imunizante poderá ser aplicado a partir de 12 anos
Por
Carla Mendrot
Ilustração

Nesta segunda-feira (8) foi registrada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a nova vacina contra Covid-19, ela é fabricada pelo Instituto Serum da Índia, e teve registro solicitado pela empresa brasileira Zalika Farmacêutica.

Essa vacina é um imunizante monovalente, com antígeno de proteína S (Spike) recombinante com adjuvante à base de saponina, a tecnologia de proteína recombinante permite produzir dentro da indústria o material que será utilizado para gerar a formação de anticorpos no organismo, enquanto o adjuvante tem função de aumentar essa produção.

O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir dos 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade.

A vacina, em esquema de imunização primária, deve ser administrada em duas doses separadas, de 0,5 mL cada, a segunda dose deve ser administrada 21 dias após a primeira dose, além disso é recomendada a dose de reforço, aproximadamente 6 meses após a imunização primária, para indivíduos com 18 anos ou mais. Para ser incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), mantido pelo governo federal, a vacina recombinante Zalika ainda precisará passar por uma avaliação do Ministério da Saúde.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também