São Paulo tem um dos maiores patrimônios em cavernas dos país
Uma opção de lazer com adrenalina e lindas paisagens
Aventura e momentos ao livre, quem gosta dessa combinação vai ter muito o que comemorar. O governo de São Paulo anunciou nesta sexta–feira (19) que o estado exibe um dos maiores patrimônios naturais em cavernas do país. São 718 catalogadas pela Semil (Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística).
Os locais mais famosos como a Caverna do Diabo e as formações do Petar são destinos obrigatórios pra quem procura turismo ecológico e de aventura. A Caverna do Diabo, segundo o governo do estado, é conhecida como a “oitava maravilha do mundo” e encanta com seus salões esculpidos pela ação dos fenômenos naturais. Na nossa região temos a caverna do Pilon em Iracemápolis descrita pelos visitantes como fascinante e maravilhosa.
Já o Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira (Petar) abriga a maior concentração de cavernas do país, totalizando 521 em uma área de 35 mil hectares de Mata Atlântica preservada no sul do Estado.
Dividido em quatro núcleos, o Petar oferece 12 cavernas abertas ao público, incluindo a Casa da Pedra, que ostenta o maior pórtico de entrada do mundo, com 215 metros de altura.
Para aproveitar as opções com o máximo de segurança possível vale a pena conhecer as dicas de segurança.
“Explorar as cavernas é uma experiência única, mas é também fundamental estar ciente dos desafios exigidos. O acesso em algumas é desafiador, exigindo habilidades específicas e equipamentos adequados. É importante realizar expedições com os monitores ambientais, que são guias experientes, garantindo, assim, a segurança de todos os exploradores”, explica o diretor-executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz em nota.
Para o governo do estado a prioridade é promover o ecoturismo de maneira sustentável, garantindo que as gerações futuras também possam desfrutar dessas maravilhas naturais.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Governo estuda restringir crédito a empresas por assédio eleitoral
MPT recebeu 1.140 denúncias nos últimos três dias
‘Verdadeiro presidente do Brasil’: em carta à nação, Flávio Bolsonaro contesta eleição e alega fraude
Derrotado por Lula (PT), o ex-candidato do PL à Presidência da República diz que vai liderar oposição mesmo estando nos EUA
Democratas dos EUA criticam visto concedido a Flávio Bolsonaro
Comitê compara o tratamento dado ao senador e à família com a política migratória aplicada a pessoas que fogem de conflitos