segunda-feira, 6 maio 2024
EDUCAÇÃO

Segundo MEC, 56,4% das crianças no 2º ano do fundamental não estão alfabetizadas no Brasil

Levantamento inédito do Ministério da Educação escancara os impactos da pandemia com dados de 2021
Por
Isabela Braz
Da esquerda para a direita, Rossieli Soares, Manuel Fernando Palacios, Camilo Santana, Luiz Curi e Luiz Miguel Garcia. Foto: Luis Fortes/MEC

56,4% das crianças que estão matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental não estão alfabetizadas no Brasil. Isso, é o que diz a pesquisa inédita divulgada nessa quarta-feira (31), pelo MEC (Ministério da Educação), em uma coletiva realizada para apresentar os dados de alfabetização em crianças no brasil.

A pesquisa analisou dados de 2021 e os comparou aos números de 2019, quando os números de crianças não alfabetizadas era de 39,7%. Se na atualidade, 4 de 10 estudantes são alfabetizados no país (43,6%), em 2019, esse número era muito maior, sendo equivalente a 6 de 10 (60,3%) crianças sabendo ler e escrever.

A pesquisa promovida pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais), “Alfabetiza Brasil”, teve como principal objetivo entender o perfil de alunos alfabetizados e proporcionar dados para o planejamento de novas políticas educacionais.

Segundo apresentado pelo Diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, Rubens Lacerda, os resultados apresentados mostram dados de um cenário pandêmico, por isso a comparação entre os anos é necessária para melhorar medidas educacionais. “Nós precisamos a partir dessa informação discutir e aprofundar o que faremos a partir de agora? Como melhorar esse cenário?”, disse o diretor.

Aplicada em 206 municípios concentrando-se nas cinco capitais-sede do país – Belém (PA), Recife (PE), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS) – a pesquisa juntou 251 professoras alfabetizadoras para realizar uma análise no perfil, verificando se estudantes alfabetizados seriam capazes de realizar as tarefas apresentadas.

A apresentação do projeto teve a mesa o presidente do INEP, Manuel Fernando Palacios da Cunha e Melo, o Ministro da Educação, Camilo; Secretário de Educação do Pará Rossieli Soares, o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Luiz Miguel Garcia e o presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Curi.

O Ministro Camilo Santana anunciou que a pesquisa faz parte de uma estratégia para a reconstrução do ministério e da educação, e que pesquisa garantirá um norte para um grande “Pacto Nacional de Alfabetização” que em breve será apresentado pelo presidente Lula (PT).

Camilo comentou ser triste ver após da pandemia, crianças não estão sabendo ler e escrever na idade certa. “Os desafios são enormes. Nós sabemos que quando uma criança não se alfabetiza na idade certa, aumenta a evasão, aumenta a reprovação, aumenta a desistência”, finalizou Camilo, parabenizando o trabalho e esforço que professores tem durante a fase da alfabetização.

Pesquisa Alfabetiza Brasil/Inep
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