Sem sequelas, presidente Lula deve voltar às atividades na próxima semana
De acordo com a equipe médica, presidente reagiu bem ao procedimento, não tendo nenhum comprometimento cerebral
Após ser submetido, na madrugada desta terça-feira (10), a uma craniotomia para drenagem de hematoma, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reagiu bem ao procedimento e deve voltar às atividades na próxima semana.
Em coletiva realizada ainda ontem pela equipe médica, sob os cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio, o presidente está lúcido e não teve nenhum comprometimento cerebral.
Lula foi ao Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, na noite desta segunda (9/12), devido a um mal-estar, acompanhado por dores de cabeça, passou por uma ressonância magnética, que detectou uma hemorragia intracraniana de um hematoma decorrente do acidente domiciliar ocorrido em 19 de outubro. O presidente, então, foi transferido para a unidade do hospital, em São Paulo, onde passou pelo procedimento cirúrgico.
De acordo com a equipe, o procedimento realizado, conhecido como trepanação, trata-se de perfurações feitas no crânio. No caso de Lula, foram feitas entre duas lâminas da meninge, seguidas da colocação de um dreno, por onde sai o sangue acumulado após a hemorragia.
De acordo com o médico do presidente, Roberto Kalil, os orifícios feitos no crânio de Lula são pequenos e terão cicatrização espontânea, sem necessidade de intervenção futura. Ainda segundo a equipe médica, a cirurgia durou aproximadamente duas horas e Lula não tem nenhuma lesão cerebral, com as funções neurológicas preservadas. O hematoma que foi drenado não causará sequelas, porém, o presidente ficará em observação na UTI pelas próximas 48 horas.
*Com informações de Agência Gov
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Na trave, próximo concurso deve pagar R$ 230 milhões
Valor estimado foi divulgado pela Caixa após o sorteio, que terminou sem aposta vencedora na faixa principal
Papa Leão XIV não precisará de tratamento adicional após cirurgia de câncer no pulmão
Médicos confirmaram que tumor permaneceu localizado e não se espalhou; pontífice se recupera e tem viagem à América do Sul prevista para novembro
Defesa Civil coloca estado de SP em alerta para três dias de chuva; Campinas pode ter temporais
Previsão entre quinta-feira (22) e sábado (24) aponta pancadas moderadas a fortes, com risco de alagamentos, enxurradas e ventos intensos