segunda-feira, 24 junho 2024
VOTAÇÃO DO SENADO

Senado aprova indicação de Zanin para o STF por 58 votos a 18

O indicado ganhou notoriedade nacional por ter sido advogado de Lula nos processos da Lava Jato
Por
Lavínia Kaucz e Caio Spechoto / Agência Estado
Foto: Wilton Junior/Agência Estado

O plenário do Senado aprovou na noite desta quarta-feira (21), o nome de Cristiano Zanin para a vaga no STF (Supremo Tribunal Federal). Foram 58 votos a favor do indicado e 18 contra. A indicação foi aprovada mais cedo na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça0 por 21 votos a 5 em uma sessão de quase oito horas.

Zanin foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir a vaga aberta com a aposentadoria de Ricardo Lewandowski. O indicado ganhou notoriedade nacional por ter sido advogado de Lula nos processos da Lava Jato, que levaram o hoje presidente à cadeia por 580 dias. O trabalho colocou o advogado contra o então juiz Sergio Moro, responsável pela operação. Hoje, Moro é senador pelo União Brasil do Paraná e participou da sabatina.

Foto: Wilton Junior/Agência Estado


O advogado tornou-se pessoa de confiança do petista. Zanin não negou sua relação com Lula na sabatina, mas fez o possível para diminuir a importância da defesa do petista em sua carreira profissional – focou suas falas na sua trajetória no direito empresarial.


Ele também evitou se posicionar sobre temas polêmicos, como a lei das estatais, descriminalização das drogas e aborto.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também