Cidades registram neve e chuva congelada; SP terá fim de semana gelado
Na noite desta quinta-feira (18), entre 19h e 21h, Santa Catarina registrou neve em quatro cidades da Serra Catarinense: São Joaquim, Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra. As duas últimas marcaram as temperaturas mais baixas do ano: -6,4°C em Bom Jardim e -6,1°C em Urubici. Em todo o estado, foram 24 cidades com temperaturas abaixo de 0°C.
A sensação térmica, porém, foi de -17°C, em média, nesses lugares. Em Urupema, chegou a -25°C, segundo o Epagri/Ciram (Centro de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina). O fenômeno foi causado por uma frente fria associada a uma forte massa de ar polar, como explica a meteorologista Gilsania Cruz.
Ela diz que a previsão é de que, mesmo com sol no fim de semana, as temperaturas voltem a zerar nas próximas madrugadas, ocasionando frio intenso de -2°C até -7°C. Com isso, geadas podem ocorrer na maior parte do estado.
Na noite de quinta, também caiu neve pela primeira vez neste inverno em São Joaquim, na serra de Santa Catarina. Em Bom Jardim da Serra houve chuva congelada, também na noite de quinta. A neve, no entanto, não deve voltar a ser vista nos próximos dias no estado “pois é preciso frio e umidade para a ocorrência do fenômeno, que ficou restrito às regiões da serra e na noite de quinta-feira”, diz Cruz.
A previsão do Epagri/ Ciram para o fim de semana em Santa Catarina é de muito sol, mas também muito frio. Geadas são esperadas em grande parte do estado, com temperaturas mínima próximas a 0°C. Durante a madrugada e o amanhecer, elas podem, novamente, ficar negativas, entre -2°C e -7°C.
Com a massa de ar frio, as temperaturas despencaram em todo o Brasil, especialmente no Sul e no Sudeste. Nas quatro cidades onde houve neve em Santa Catarina, caiu também a chuva congelada. O meteorologista Clovis Correa, do Epagri/Ciram, explica a diferença entre elas. A neve aparece na roupa, mas não chega a ficar armazenada nela. São gotículas que caem já congeladas, “em flocos tão pequenos que chegam a flutuar”.
São Paulo
A frente fria chegou de vez a São Paulo nesta sexta, e a previsão é que as temperaturas continuem baixas no fim de semana, principalmente, no sábado (20). Na tarde desta sexta, de acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo, os termômetros apontaram 11°C em Pirituba, na zona norte, e 8°C em Capela do Socorro, na zona sul, com sensação de 3°C.