sexta-feira, 3 maio 2024

Tubarão encalha em Praia de São Vicente, no litoral paulista

 Maré alta projetou o animal que ficou no local por 30 minutos

Tubarão-cabeça-chata encalhado em praia de São Vicente (Reprodução FaceBook)

Um tubarão popularmente conhecido como Tubarão cabeça-chata, encalhou na manhã desta sexta-feira (6), na praia do Parque Prainha, em São Vicente, litoral Paulista.

O Instituto Gremar foi acionado, mas 30 minutos depois, pessoas que estavam próximas informaram que, com a subida da maré, o animal retornou ao mar.
Segundo especialista do Instituto, em caso de novo encalhe, outros órgãos serão acionados, já que tubarão não são fauna-alvo do trabalho realizado por eles.
O Carcharhinus Leucas, nome científico da espécie é predominantemente costeiro das regiões tropicais e subtropicais, que pode chegar até quatro metros e alguns indivíduos encontrados pesavam cerca de 600kg e podem viver por aproximadamente 25 anos.
Naturalmente agressivo e curioso, pratica uma dieta composta por ampla variedade de invertebrados, peixes, tartarugas, aves marinhas, pequenos cetáceos, tubarões (inclusive indivíduos da própria espécie) e até mesmo já foi relatado predando animais terrestres.

É uma espécie vivípara, que produz até 14 embriões em uma gestação de 10 a 11 meses. As fêmeas utilizam os ambientes de estuários para dar à luz aos seus filhotes, que nascem medindo de 56 a 81 cm de comprimento total. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também