quinta-feira, 9 maio 2024

Vacina contra a gripe: todos, com mais de seis meses, podem ser vacinados

O objetivo é expandir a cobertura vacinal contra a doença antes do inverno

Por Carlos Kabela

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Nesta sexta-feira (12) o Ministério da Saúde divulgou a ampliação da vacinação contra a gripe. A partir da próxima segunda-feira (15) toda a população acima de seis meses de idade poderão receber a vacina.

Segundo informações do Ministério da Saúde, o objetivo é expandir a cobertura vacinal contra a doença antes do inverno, quando as doenças respiratórias aumentam.

Até o momento 21 milhões de pessoas foram imunizadas, ou seja 30% do grupo prioritário.

“A orientação atende a pedido de estados e municípios, que podem usar as vacinas em estoque e adotar estratégias locais para operacionalizar a imunização, atendendo às realidades de cada região. Mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país. A meta é vacinar 90% da população”, destacou o ministério, por meio de nota.

A vacina contra a gripe estava sendo aplicada apenas no público prioritário, formado por idosos acima dos 60 anos, crianças (com idade a partir de 6 meses e menores de 6 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), imunossuprimidos, indígenas, profissionais da saúde e da educação, pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades, profissionais de transporte coletivo e portuários, trabalhadores das forças de segurança e salvamento, trabalhadores das forças armadas e do sistema prisional e população privada de liberdade.

Toda a programação que será feita ficará a cargo de cada município, em Americana a Secretaria de Saúde divulgou neste sábado (13) que Todas as pessoas com idade superior a seis meses poderão receber a vacina, que estará disponível nas unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Até então, as doses estavam disponíveis apenas para grupos prioritários.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também