sábado, 22 junho 2024

Vacinação contra a meningite às crianças de até 10 anos foi prorrogada no estado de São Paulo

A meningocócica C deve ser realizada em três doses, no calendário de rotina

Por Andressa Oliveira

Foto: Agência Brasil/EBC

A ampliação da vacina contra meningite para a população até 10 anos de idade e trabalhadores da saúde foi prorrogada em todo o estado de São Paulo. A Secretaria de Estado da Saúde está seguindo o PNI (Programa Nacional de Imunizações), em julho de 2021 foi ampliada pela primeira vez. Já em julho de 2022, foi estendida aos profissionais de saúde.


A vacinação com meningocócica C deve ser realizada em três doses, no calendário de rotina, as duas primeiras aos três e cinco meses de idade, com intervalo de oito semanas entre as doses, e um reforço preferencialmente, aos 12 meses de idade.


Vale ressaltar que agora, os que não contemplaram o esquema vacinal até os 10 anos de idade, podem procurar um posto de saúde mais próximo para atualização da carteirinha de saúde.


Segundo o Governo do Estado de São Paulo, até o momento foi registrado 1.140 casos de todos os tipos de meningite, 9% a mais se comparado com o mesmo período do ano 2022, onde foram confirmados 1.040 casos.
Em relação aos óbitos, no mesmo período, São Paulo registra uma queda de 28%, com 79 óbitos em 2023 e 110 no ano passado.


Em 2022, a cobertura vacinal para meningocócica C ficou em 77,7%, contra 74,5% de 2021. Neste ano, apenas no mês de janeiro, a cobertura foi de 94,4% no Estado. A meta de cobertura é de 95%.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também