Neste sábado (12) aconteceu o mutirão “Saúde a Mulher”, uma das iniciativas da campanha Outubro Rosa. No total foram realizados 260 exames, sendo 136 mamografias e 124 exames de Papanicolau. No sábado (19) terá o “Dia D” para reforçar a realização dos exames em diversas unidades básicas de saúde da cidade.
“Estamos unidos na luta contra o câncer de mama, promovendo a conscientização e ampliando o acesso aos exames de rastreamento. É fundamental que as mulheres saibam da importância do diagnóstico precoce, pois ele é essencial e ajuda a salvar vidas”, destacou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
Em Americana, a campanha segue o modelo adotado em março deste ano com uso de um veículo adaptado para a realização das mamografias. Já as coletas para os exames de Papanicolau serão feitas pelos técnicos da rede municipal.
As mulheres precisam ter idade entre 40 e 69 anos para a mamografia, enquanto para o Papanicolau a faixa etária contemplada é de 25 a 64 anos. Para fazer qualquer um dos exames, é preciso apresentar comprovante de residência em Americana, cartão SUS e um documento com foto.
Dia D
No próximo sábado (19) será realizado o “Dia D”, para intensificação da campanha, quando haverá maior oferta de exames Papanicolau. Serão disponibilizadas 210 mamografias, sendo 70 para cada unidade de saúde participante da ação, o atendimento será por ordem de chegada e com uso de senhas. Os exames de Papanicolau serão todos por livre demanda.
“A prevenção é o principal método para manter a saúde da mulher em dia, por isso é muito importante que elas busquem o serviço e realizem os exames” , ressaltou a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.
Veja a programação:
Dia 19 (sábado), das 8h às 16h: (Mamografias e Papanicolau)
- UBS Vila Mathiensen – Rua das Alfazemas, nº 316
- UBS São Vito – Rua Vicente Caravieri, nº 300
- UBS Jardim Brasil – Rua Benedito A. Bertossi, nº 480 (Somente Papanicolau)
- UBS Jardim Ipiranga – Rua Itambé,
- ESF Liberdade – Avenida Serra do Mar, s/n
- UBS Parque das Nações – Rua Austrália, nº 301