TV AO VIVO
TODODIA 19 de outubro de 2026
SEM GOTINHA

A partir desta segunda (4), vacina contra a pólio passa a ser injetável

Compartilhar WhatsApp Facebook
Imagem: Ministério da Saúde

Americana começa nesta segunda-feira (4), a aplicar o esquema completo de vacinação contra a poliomielite em Americana, que passará a ser feito com a vacina injetável, em substituição à oral (gotinha). A medida comunicada pela Secretaria de Saúde acompanha decisão do Ministério da Saúde. A imunização ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com exceção das unidades da Praia Azul e São Vito, onde o horário de funcionamento é das 8h às 20h.

A vacina injetável já é utilizada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), sendo aplicada aos 2, 4 e 6 meses de idade. Com o novo esquema, a gotinha utilizada no reforço da vacinação, aos 15 meses, também será substituída pela vacina injetável e passará a ter dose única, excluindo a dose de reforço que era prevista para os 4 anos de idade.

De acordo com o órgão federal, a vacina injetável é mais segura e eficiente, sendo que a mudança ocorre com base em critérios epidemiológicos, evidências científicas da vacina e recomendações internacionais. Países como os Estados Unidos e nações europeias já utilizam esquemas vacinais exclusivos nessa modalidade.

“O novo esquema é mais seguro, visto que se trata de uma vacina inativada, ou seja, o vírus foi completamente neutralizado, enquanto a oral, possui vírus vivo atenuado, sem contar que a vacina injetável é composta por três sorotipos de poliovírus (1, 2 e 3), enquanto a oral, somente dois (1 e 3). A nova estratégia é mais um passo adotado pelo Ministério da Saúde para erradicação da poliomielite no Brasil”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carla Brito.

Esta matéria foi útil para você?

Carlos Kabela TODODIA — jornalismo das regiões de Campinas e Piracicaba
ver matérias ›

Newsletter TODODIA

As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.

Ao se inscrever você concorda em receber a newsletter diária do TODODIA. Cancele quando quiser, com um clique no rodapé do e-mail. Política de privacidade.