TV AO VIVO
TODODIA 2 de novembro de 2026
PEVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA

Ações do ‘Movimento Novembro Azul’ tem início em Santa Bárbara

Promovidas nos serviços da Saúde, elas são coordenadas pelo NAC (Núcleo de Ações Coletivas)

Compartilhar WhatsApp Facebook
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santa Bárbara

Santa Bárbara d’Oeste começou neste mês de novembro mais uma edição do ‘Movimento Novembro Azul’. Como nos anos anteriores, as ações promovidas nos serviços da Saúde e são dedicadas às questões relacionadas à saúde dos homens, com destaque para a intensificação sobre a prevenção do câncer de próstata e de outras doenças e agravos, coordenadas pelo NAC (Núcleo de Ações Coletivas).

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) contarão com decoração especial alusiva ao movimento, realização de Salas de Espera Ativa, por meio dos grupos de promoção da saúde, como o Faça Saúde e, quando indicado, encaminhamentos para a realização de exames, como medição de pressão arterial, glicemia, triagem de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e PSA, entre outros.

Os demais setores da Saúde também estarão mobilizados com a Campanha, por meio de palestras e divulgação dos serviços disponíveis na rede. Durante o Novembro Azul, serão abordados temas como fatores de risco para doenças cardiovasculares, diabetes, tabagismo, hábitos saudáveis, alimentação e atividade física.

Além disso, haverá orientações sobre quais os principais sintomas do câncer de próstata e quando realizar os exames investigativos. Para ter acesso aos serviços ofertados no Município, basta comparecer à UBS mais próxima da residência e verificar o cronograma com os atendimentos e ações disponíveis.

Esta matéria foi útil para você?

HF
Henrique Fernandes TODODIA — jornalismo das regiões de Campinas e Piracicaba

Newsletter TODODIA

As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.

Ao se inscrever você concorda em receber a newsletter diária do TODODIA. Cancele quando quiser, com um clique no rodapé do e-mail. Política de privacidade.