segunda-feira, 20 maio 2024

Americana anuncia fim do despejo de esgoto no Ribeirão Quilombo

A Prefeitura de Americana e o DAE (Departamento de Água e Esgoto) anunciaram ontem o fim do despejo de esgoto “in natura” no Ribeirão Quilombo, que corta parte da cidade.

 

Com isso, a Administração diz estar cumprindo o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado em 2010 perante o MP (Ministério Público) – documento que estabeleceu o compromisso do município em parar as emissões de esgoto oriundas dos bairros Nova Americana, Rasmussen e Conserva.

 

Segundo a prefeitura, duas obras foram realizadas neste ano para honrar o compromisso com a Promotoria. A primeira atende a dois pontos do TAC e foi realizada entre a Rua Francisco Manuel e em frente da antiga indústria Joel Bertiê, na Avenida Bandeirantes. Já a segunda obra foi através do pátio da indústria Jolitex, ligando a Rua Tibiriçá com a Rua Anhanguera.

 

“Hoje não existe lançamento ‘in natura’ de esgoto no Ribeirão Quilombo. Foi um serviço bastante trabalhoso, mas conseguimos eliminar esses quatro pontos de despejo. O lançamento de esgoto era pequeno, um litro por segundo, mas era uma questão de honra acabar com este problema. Americana está retornando para o primeiro lugar em tratamento de esgoto. A partir da administração do prefeito Omar Najar, será a cidade que melhor trata o esgoto na região”, afirmou ontem o diretor do DAE, Carlos Zappia.

 

De acordo com o prefeito Omar Najar (MDB), a Administração investiu cerca de R$ 1 milhão para atingir os objetivos estabelecidos no TAC.

 

“Americana cumpre, portanto, este compromisso com a Promotoria e espera que as outras cidades à montante (adiante) façam sua parte também. O empenho do DAE foi fundamental para esta conquista e agradecemos à empresa Jolitex, que facilitou o trabalho dentro da sua área”, disse.

 

O promotor do Gaema (Grupo de Atuação e Defesa do Meio Ambiente), Ivan Carneiro Castanheiro, que assinou a TAC, informou que não poderia comentar o caso, porque ainda não tinha sido informado oficialmente sobre a conclusão das obras.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também