sexta-feira, 19 abril 2024
MEIO AMBIENTE

Americana abre agendamento para atividades de Educação Ambiental nas escolas

As atividades abordam temas sobre sustentabilidade, preservação do meio ambiente e qualidade de vida
Por
Ana Flávia Defavari

Foi aberto pela Prefeitura de Americana, através da Secretaria de Meio Ambiente, o agendamento de 2024 para realização das atividades de Educação Ambiental nas escolas, empresas e comunidade em geral. As atividades se iniciarão a partir de 1º de março e fazem parte do Programa Municipal de Educação Ambiental.

São 43 atividades na Cartilha de Projetos Ambientais que abordam temas de sustentabilidade, preservação do meio ambiente e qualidade de vida focando na conscientização da preservação do meio ambiente e incentivam hábitos saudáveis.

O secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira, destaca sobre as atividades e as parcerias firmadas. “Os projetos são oferecidos para que os participantes tenham a oportunidade de receber as informações e orientações sobre as diversas questões sobre o meio ambiente. Agradecemos as parcerias com as unidades escolares das redes municipal, estadual e particular de ensino para o desenvolvimento das ações de educação ambiental”, diz Fábio.

“As abordagens em salas de aula buscam ampliar a educação ambiental, estendendo as informações sobre sustentabilidade para que toda a comunidade possa ter acesso ao aprendizado e às informações. Por meio de atividades lúdicas e ações educativas, é estimulada uma reflexão sobre hábitos saudáveis, saúde e mudanças simples que podem ser promovidas para a melhoria do meio em que vivemos”, define Kátia Birke, diretora da Unidade de Educação Ambiental, Planejamento, Projetos e Agricultura.

Os agendamentos serão feitos de maneira gratuita através dos telefones da Unidade de Educação Ambiental (19) 3405-1733 (fixo), 3405-1834 (WhatsApp) e pelo e-mail educambiental@americana.sp.gov.br. Também são atendidos grupos de melhor idade, entidades, organizações e comunidade religiosa em geral.

Foto: Ilustrativa | Freepik

Ações
Entre as atividades voltadas a educação infantil estão os contos “Os amigos do Meio Ambiente contra a poluição” e o “Gigante e o vento”, este inspirado no livro lançado em parceria com as Ações Sementinhas, uma das novidades para 2024.

O público infantil ainda conta com visitas guiadas ao OMA (Observatório Municipal de Americana), hortas, Jardim Botânico, Casa da Agricultura, viveiro de mudas, Aterro Sanitário além das vivencias ambientas como oficinas e plantios.

Com os públicos do ensino fundamental, médio e superior o foco é a sensibilização através de temas de relevância ambiental e com a população em geral são desenvolvidos cursos, oficinas, visitas guiadas, plantios e vivências, além de palestras personalizadas para cada público.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também