Prefeitura investe R$ 2 milhões em computadores portáteis para a rede
O edital especifica como objeto a compra de materiais de informática para as salas de aula da educação infantil e instalação de “laboratórios móveis” nas escolas de ensino fundamental.
Sobre a escolha do equipamento, a pasta justifica que os Chromebooks são equipamentos similares aos notebooks, mas “mais simples, leves e baratos que os notebooks convencionais, uma vez que praticamente todos os dados são armazenados em nuvem. Além do sistema operacional do Google, com esses equipamentos é possível trabalhar com aplicativos de texto, planilhas e apresentações, salvos em drives compartilhados e que podem ser acessados através das contas de e-mail dos alunos e dos professores”.
“Na Educação Infantil, esses equipamentos serão utilizados principalmente pelas professoras, para registro das atividades, experiências e vivências propostas. No Ensino Fundamental, a utilização será feita pelos alunos, através dos chamados laboratórios móveis, nos quais os equipamentos irão para dentro das salas de aula, ao invés dos alunos se deslocarem para a sala de informática. Estão sendo adquiridos equipamentos em quantidade suficiente para uso individual dos alunos, durante as aulas agendadas pelo professor”, informa a secretaria.
As avaliações também poderão ser feitas por meio dos equipamentos. “São várias as possibilidades de uso pelos alunos do Ensino Fundamental e, entre os benefícios, está a possibilidade de o aluno responder a provas e atividades on-line, com o recebimento e eventual correção simultânea por parte dos professores. Facilita, ainda, a elaboração de textos colaborativos entre os alunos, com o devido acompanhamento do profissional da Educação, ou ainda a realização de pesquisas prévias sobre determinado assunto que será tratado em sala de aula, entre outras metodologias ativas que poderão ser aplicadas”.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
MP cobra recuperação ambiental de área equivalente a quase um terço do território de Americana
CPFL, Usina Ester e Jupem recebem prazos para regularização; descumprimento de decisão judicial pode levar a bloqueio de bens
Viaduto Amadeu Elias será fechado nos dois sentidos no feriado de Finados
Bloqueio começa às 7h de segunda-feira; na terça, restrições atingem o viaduto e a Avenida Doutor Antônio Lobo
Veja como fica o atendimento dos serviços públicos durante o feriadão em Americana
UPAs e Guarda Municipal atendem 24 horas no feriado, enquanto setores da Prefeitura reabrem na terça-feira (3)
