terça-feira, 23 abril 2024
COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Americana participa de “Dia D” contra a dengue nesta sexta-feira

Mobilização do Governo Estadual reforça as ações de conscientização para prevenir e eliminar os focos do mosquito
Por
Isabela Braz
Fotos: Divulgação/Prefeitura de Americana

A Prefeitura de Americana participa na manhã desta sexta-feira (1), da mobilização do governo Estadual, nomeada como “Dia D”, para combater e conscientizar a população contra os criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Em Americana, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue), vai realizar uma ação na área do Zincão, no Parque da Liberdade. Os agentes vão realizar a eliminação de criadouros, distribuir panfletos e instalar capas específicas em caixas d’água que não estiverem devidamente tampadas.

Além da atuação das secretarias de saúde estadual e municipal, a ação terá a participação das secretarias de Educação, além de representantes da Defesa Civil, com reforço do Exército Brasileiro e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

“É fundamental mobilizar a sociedade e municípios neste Dia D. O trabalho de combate aos criadouros do mosquito precisa da união de todos os esforços possíveis, para contribuir diretamente na redução do número de casos da doença”, ressalta Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE).

Além do controle e remoção de criadouros, o PMCD vai manter uma equipe no Terminal Rodoviário, na Avenida Antônio Lobo até às 16h, para orientação das pessoas. Maquetes serão utilizadas para mostrar as etapas da evolução do mosquito, desde os ovos até à fase alada.

Segundo o secretário municipal de Saúde, a dengue é um problema sério e demanda atenção de toda a sociedade ao assunto. “Nós estamos fazendo uso de várias ferramentas e modalidades, incluindo o controle de vetor, a educação e mobilização, bem como a assistência médico-hospitalar. É preciso que cada um faça a sua parte nessa luta”, afirma.

No sábado (2), as atividades terão continuidade no bairro São Jerônimo, com visitas de casa em casa, orientação e remoção de criadouros.

“Nós vamos intensificar as ações do Dia D também no sábado, aproveitar esse momento de mobilização para eliminar a maior quantidade possível de focos do mosquito. Para isso, nós contamos com a colaboração de todos os moradores”, diz o coordenador da Vigilância Ambiental, Antônio Jorge da Silva Gomes.

Outras ações
Paralelamente às atividades do “Dia D”, outras ações de mobilização vão acontecer nas escolas municipais e estaduais, resultado de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação e a Diretoria de Ensino da região de Americana.

As ações serão desenvolvidas pelos alunos e professores dentro do ambiente escolar e em atividades externas.

Tire suas dúvidas!
O Governo de SP, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, lançou o portal “Dengue 100 Dúvidas” com as cem perguntas mais frequentes sobre dengue, zika e chikungunya nos buscadores da internet.

A ferramenta desmistifica as notícias falsas que circulam nas redes sociais e orienta a população sobre as doenças. O acesso está disponível no link: www.dengue100duvidas.sp.gov.br

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também