quarta-feira, 5 fevereiro 2025

Prefeitura de Americana fecha parceira com a FAM para melhorar a qualidade da merenda escolar

Ação será desenvolvida com alunos de todos os semestres do curso de Nutrição da faculdade

O programa está sendo desenvolvido entre o Setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação e o Curso de Nutrição da FAM (Foto: Prefeitura de Americana/ Divulgação)

A Prefeitura de Americana firmou nesta quarta-feira (1), uma parceria com a FAM – Faculdade de Americana para realizar um projeto que visa melhorar qualidade da merenda escolar de todos os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Um total de 12 mil alunos serão beneficiados.

O prefeito Chico Sardelli se reuniu com o diretor geral da faculdade para a formalização da ação. O programa está sendo desenvolvido entre o Setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação e o Curso de Nutrição da FAM.

Cerca de 110 estudantes de todos os semestres do curso, divididos em 11 equipes, estão empenhados na atividade, que tem o objetivo de diagnosticar doenças como hipertensão, diabetes, obesidade e desnutrição. Com isso, as merendas poderão ser adaptadas para a prevenção dessas doenças.

Chico destacou a importância da parceria com a faculdade. “Primeiramente gostaria de parabenizar a FAM por acreditar e investir na cidade de Americana. Estou muito feliz com esse projeto de parceria, juntamente com a Secretaria de Educação, que trata da questão nutricional da nossa rede municipal de educação. Estamos com essa parceria com a FAM, depois de muito tempo passando por outras administrações que não quiseram, eu vi a necessidade e a importância que tem esse projeto para nossa educação municipal”, destacou o prefeito.

Nas escolas, foram coletados dados como altura, peso e circunferência abdominal, inseridos no programa ANTHRO, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde. Com base nas informações, é produzido um relatório completo da situação nutricional e do crescimento das crianças.

O diretor-geral da FAM, Gustavo Azzolini, destacou a grande abrangência da ação.

“Estamos falando de mais de 11 mil crianças da rede municipal de ensino, que estarão sendo acompanhadas pelos nossos professores, nossa coordenadora do curso de Nutrição, juntamente com nossos alunos. Para nós é de extrema importância poder colocar em prática o que ensinamos em sala de aula”, explicou.

Também participaram da reunião, a coordenadora do curso de Nutrição da FAM, Glenys Mabel Caballero Córdoba, a diretora Acadêmica da FAM, Célia Jussani, o vereador Sílvio Dourado, e a diretora de Unidade de Educação Básica da Secretaria de Educação, Graciete Pereira da Silva.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também