sexta-feira, 12 abril 2024
LEVANTAMENTO

Procon de Americana registra diferença de até 455% nos preços de material escolar

Pesquisa foi realizada em seis papelarias pela cidade com uma lista de 18 itens básicos do material escolar
Por
Ana Flávia Defavari
Foto: Lorenna Gasparotte / Rede TODODIA

O Procon de Americana realizou uma pesquisa comparativa de preços de material escolar para auxiliar os pais na hora da compra dos itens da lista como cadernos, lápis, canetas, borracha, apontador, cola, entre outros. O levantamento foi realizado entre os dias 08 e 15 de janeiro em seis papelarias de Americana comparando o preço de 18 itens.

Os valores se mostraram com uma grande variação como no caso de uma régua de 30 centímetros, cujo o valor varia entre R$0,90 e R$5,00, uma diferença de 455,56%.

Outros itens básicos da lista também apresentaram uma variação significativa como a cola bastão de 10 gramas com a variação de 280%, giz de cera de 12 cores com 183%, borracha com 160%, caderno brochura universitário de 96 folhas (uma matéria) com 134,7% e o lápis preto nº2 com variação de 94% nos preços.

Foto: Procon de Americana

O Procon alerta que é extremamente necessário a realização dessa pesquisa bem como quando posto em vista a acentuação dessa variação em relação a 2023, quando os números mostravam diferenças menores como a régua, que em 2023 apresentava uma variação de 80% no preço entre as lojas.

“É muito importante que os pais também realizem suas pesquisas na hora da compra, pois alguns itens foram encontrados com diferenças de preços de até 455%”, destaca o diretor do Procon no município, Estevão Luis Cardoso Pavan.

Em dezembro, a equipe da Rede TODODIA entrevistou pais sobre dicas de como diminuir os gastos na hora da compra dos materiais escolares e conversou com uma economista para dar orientações de como evitar problemas e gastos excessivos com este tipo de produto. Você pode conferir essa matéria aqui https://tododia.com.br/cidades/material-escolar-e-os-planos-orcamentarios/

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também