quarta-feira, 24 abril 2024

Secretário prevê relatório sobre respiradores dia 16

Comissão apura se 13 mortes têm relação com aparelhos inadequados 

Respiradores | Chico e Odir entre Thiago Martins e Danilo Oliveira no dia da entrega (Foto: Prefeitura de Americana/ Divulgação)

O relatório que apontará se 13 mortes de pacientes com Covid-19 ocorridas no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, em junho deste ano, estão ou não relacionadas ao funcionamento inadequado de respiradores adquiridos pela prefeitura deve ser divulgado no próximo dia 16.

De acordo com o secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho de Oliveira, a comissão de Prontuário e Óbito do HM encaminhará o parecer sobre as mortes à Vigilância Sanitária do estado.

Na sequência o documento deve ser enviado ao MP (Ministério Público) de Americana, que abriu inquérito para apurar o caso após denúncia de profissionais do HM envolvendo os aparelhos, da marca VentMed.

O caso é acompanhado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

“Estamos com a comissão avaliando se as informações dos prontuários são suficiente para chegar a um nexo causal das mortes ou se elas estão relacionadas com os aparelhos” disse Oliveira.

A Anvisa pede informações sobre as mortes dos pacientes com Covid-19, ocorridas entre os dias 12 e 30 de junho deste ano.

No início de julho, uma análise técnica apontou problemas nos respiradores depois de uma denúncia feita pela ex-vereadora Maria Giovana.

Ela teve acesso e encaminhou ao MP um relatório técnico interno da área de Saúde, assinado por profissionais de fisioterapia e enfermagem da Fusame (Fundação de Saúde de Americana), afirmando que os equipamentos não estariam funcionando adequadamente, colocando “em risco a vida” de pacientes de Covid-19 no HM.

A denúncia levou o MP a instaurar inquérito para apurar o caso.

Os respiradores foram adquiridos com uma verba de R$ 700 mil repassada pela Câmara.

“Eu, como secretário, tenho a maior urgência que isso seja esclarecido o quanto antes”, disse Oliveira.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também