TV AO VIVO
TODODIA 27 de outubro de 2026
POLÊMICA NA CÂMARA

Vereadora chama Flávio Bolsonaro de ‘covarde e fujão’ durante sessão em Americana

Professora Juliana criticou anúncios de suspensão de ações sociais após a vitória de Lula; vereadores também aprovaram quatro projetos

Compartilhar WhatsApp Facebook
Ouça esta matéria· 3 min

Voz gerada por inteligência artificial

A vereadora Professora Juliana (PT) chamou o senador Flávio Bolsonaro (PL) de “cagão”, “fujão”, “arregão” e “covarde” durante sessão da Câmara Municipal de Americana, na terça-feira (27). No pronunciamento, ela afirmou que ele teria deixado o Brasil após a derrota eleitoral, mas não há confirmação de viagem aos Estados Unidos.

Na segunda-feira (26), Flávio afirmou que não pretendia deixar o país e que entregaria seus passaportes após ser informado de uma determinação relacionada à Polícia Federal.

Juliana comentou ainda os anúncios de empresários que afirmaram suspender ações sociais após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Câmara de Americana

Anúncios de suspensão
Juliana também comentou anúncios de empresários que disseram suspender ações sociais após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Publicações sobre o assunto circularam nas redes sociais e repercutiram em diferentes cidades, inclusive na região de Piracicaba. “A gente tem relatos de empresas e entidades insuflando outras empresas e entidades a boicotarem funcionários que tenham votado no presidente Lula”, afirmou a vereadora.

Em algumas postagens, responsáveis por estabelecimentos relacionaram a suspensão das iniciativas ao resultado da eleição presidencial e orientaram beneficiários a procurar programas públicos, como o Bolsa Família.

Projeto sobre o Imposto de Renda
Na mesma sessão, os vereadores aprovaram por unanimidade, em primeira discussão, um projeto de lei da vereadora Jacira Chavare (Republicanos). A proposta cria uma política municipal de incentivo à destinação do Imposto de Renda para instituições assistenciais de Americana.

O projeto prevê campanhas educativas e ações de divulgação para informar pessoas físicas e jurídicas sobre a possibilidade de destinar parte do imposto a fundos e projetos sociais. Também autoriza parcerias com entidades assistenciais, empresas, associações e instituições de ensino. Sobre os limites de destinação, Jacira explicou: “Pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto, enquanto pessoas jurídicas podem enviar 1%, observadas as regras aplicadas”.

Continua após a publicidade

A vereadora afirmou que o procedimento não gera custo adicional ao contribuinte. “É uma oportunidade de direcionar parte do imposto devido para iniciativas que atendem diretamente nossas crianças, adolescentes e idosos do nosso município”, complementou.

O texto também prevê a divulgação anual de informações sobre os valores destinados aos fundos municipais por meio dos mecanismos previstos na legislação federal, respeitadas as regras de transparência e proteção de dados.

Outras propostas da sessão
Além do projeto de Jacira Chavare, os vereadores aprovaram outros três projetos de lei, 31 requerimentos e dez moções. A pauta também incluiu 434 indicações, que serão encaminhadas ao Poder Executivo para análise e possíveis providências.

Esta matéria foi útil para você?

Diego Rodrigues TODODIA — jornalismo das regiões de Campinas e Piracicaba
ver matérias ›

Newsletter TODODIA

As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.

Ao se inscrever você concorda em receber a newsletter diária do TODODIA. Cancele quando quiser, com um clique no rodapé do e-mail. Política de privacidade.