No período de 11 anos, entre 2006 e 2017, a região de Americana perdeu quase metade das vagas de trabalho em estabelecimentos da área do campo, como fazendas, sítios, chácaras e hortas. A informação consta no Censo Agropecuário, divulgado esta semana pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Na primeira pesquisa, em 2006, as cidades de Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré somavam 3.242 trabalhadores registrados no campo. No estudo mais recente, com números de 2017, a quantidade de trabalhadores na área rural baixou para 1.677, o que representa uma queda de 48%.
Apesar do dado regional, Sumaré (26,9%) e Hortolândia (34%) registram aumento na empregabilidade rural. A primeira, inclusive, assumiu o lugar de Santa Bárbara como cidade da região com maior nível de mão de obra em estabelecimentos rurais (veja quadro). O município conta com três assentamentos rurais, que juntos reúnem 225 produtores. Os principais produtos são a goiaba, a banana e as hortaliças. A produção tem um escoamento que chega a 30 toneladas por semana, atendendo a cidades dentro e fora da região.
O avanço da mecanização, em especial na cultura da cana-de-açúcar, ajuda a explicar o número menor de empregos formais no campo.
Segundo o IEAA (Instituto de Economia Agrícola), em 2006 – ano do primeiro levantamento do IBGE – 70% das áreas de plantio mais propícias à colheita mecanizada ainda utilizavam a queima da palha da casa – e o trabalhador braçal, por consequência – na safra. Em 2017, esse percentual caiu para menos de 10%.
“Quanto mais automação, menos gente na produção. Isso tem acontecido em todos os setores da economia, não é algo restrito ao setor agropecuário”, afirmou o gerente técnico do Censo Agropecuário, Antonio Carlos Florido. “Quem não se qualifica tem que fazer trabalho braçal e o trabalho braçal está terminando. Se você tem uma máquina que faz o serviço de 100 pessoas, para aquela pessoa que sabe operar essa máquina tem emprego”, ressalta.
NÚMEROS
Cidades da região e número de pessoas ocupadas em estabelecimentos agropecuários (2017)
Americana 164
Hortolândia 94
Nova Odessa 137
Santa Bárbara 293
Sumaré 989
Fonte: Censo Agropecuário – IBGE
Por Wagner Duarte
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Caminhada Rosa do Bem reúne milhares de pessoas em Americana
Evento chegou à 16ª edição com homenagem às mulheres que enfrentam o câncer de mama, soltura de balões biodegradáveis e oferta de 650 vagas para mamografias
Sítio do Pica-Pau Amarelo encanta gerações em Americana
Espetáculo reuniu cerca de 220 alunos da Escola Estadual Professora Maria Frizzarin, que deram vida aos personagens de Monteiro Lobato
Campinas recebe ação para conscientizar motoristas sobre segurança nas rodovias
Movimento Afaste-se será realizado na segunda-feira (19), no Largo da Catedral, com atividades educativas e orientações para prevenir acidentes com equipes em atendimento