terça-feira, 18 junho 2024
SIMULADO DE EMERGÊNCIA

Bombeiros voluntários de Nova Odessa realizam simulado de explosões na ETEC

Projeto aconteceu com alunos do curso técnico de Segurança do Trabalho
Por
Isabela Braz
Fotos: Divulgação/Bombeiros Voluntários

Os bombeiros voluntários de Nova Odessa atenderam a um pedido especial da Etec Ferrúcio Humberto Gazzetta em Nova Odessa. Eles realizaram juntamente com os estudantes do técnico de segurança do trabalho, na quinta-feira (15), um simulado de explosão e incêndio com vítimas para ensinar a comunidade escolar o que fazer em caso de emergência.

O projeto teve como objetivo preparar os alunos – tanto os de Segurança do Trabalho no planejamento da evacuação, quanto os demais integrantes da escola sobre como agir em situações de emergências. Participaram da ação 112 alunos.

O simulado foi realizado junto a alunos do Curso de Segurança do Trabalho do 3º módulo, coordenado pelo Professor do técnico, Luiz Messias, o Riva. Para essa, além dos bombeiros, órgãos públicos como a Guarda Civil Municipal de Nova Odessa, autoridades de Trânsito de Nova Odessa e a Defesa Civil também puderam ajudar no simulado.

Os bombeiros simularam um incêndio iniciando próximo a sala de informática, e os alunos do técnico foram responsáveis por orientar todos os demais alunos da Etec sobre o plano de abandono no caso do incidente.

Para o simulado, houve duas explosões de bombas com fumaça, simulando que nesta área estava pegando fogo com uma vítima. Os alunos usaram extintores para tentar apagar o princípio de incêndio, logo na sequência, os bombeiros voluntários chegaram para auxiliar no combate usando os hidrantes da Etec.

Segundo a escola, os alunos foram orientados sobre o simulado 15 dias antes, mas não sabiam exatamente o dia que ocorreria, “pois, a proposta era ser o mais real possível”, afirma.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também