PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Câmara aprova convênio para hospital-escola em Nova Odessa

A parceria permitirá que o hospital receba alunos residentes da Faculdade São Leopoldo Mandic

A Câmara de Nova Odessa aprovou ontem, em votação única, projeto de lei do prefeito Bill Souza (PSDB) que autoriza a formalização de um convênio entre a Secretaria de Saúde da cidade e a Faculdade São Leopoldo Mandic para tornar o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia em um hospital-escola. 

PUBLICIDADE

A parceria permitirá que o hospital receba alunos residentes, em fase de conclusão do curso da universidade, ampliando assim a capacidade e a qualidade do atendimento. 

O prefeito Bill Souza disse que “o convênio tem como finalidade a realização de estágio prático para alunos de graduação e pós-graduação nas áreas de Medicina e Odontologia, bem como para residentes de Medicina”. Segundo ele, o objetivo é contribuir também na formação dos médicos plenamente capacitados no atendimento primário e secundário, capazes de diagnosticar e tratar as principais doenças, urgências e emergências. 

PUBLICIDADE

Segundo a prefeitura, o convênio será apenas com o hospital e em princípio não terá reflexo nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). 

O convênio vai envolver, inicialmente, as áreas de clínica médica (clínica-geral) e pediatria. Em seguida, conforme a demanda, outras especialidades podem ser inseridas. “Não é só mais um médico aprendendo. São mais médicos atendendo nossos pacientes e melhorando a qualidade do atendimento”, avaliou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato. 

PUBLICIDADE

Não foram informados os prazos para a celebração do convênio após sua aprovação ontem pela Câmara. 

REFERÊNCIA 

A Faculdade São Leopoldo Mandic é uma das referências no País no ensino de Medicina e Odontologia. 

Uma visita técnica já foi feita, em abril, por representantes da faculdade no hospital, principal unidade de saúde de Nova Odessa. Na visita, o coordenador da Faculdade de Medicina, Guilherme Succi, e o coordenador da Pediatria da Mandic, Péricles Motta, conheceram o hospital, passando pelo Pronto-Socorro, consultórios, alas de internação, centro cirúrgico, maternidade, salas de especialidades e algumas dependências que atualmente passam por obras de reforma e ampliação. 

Succi elogiou a estrutura do hospital, classificando-a de “muito boa”, e parabenizou a direção, durante a visita técnica. Já Motta se disse impressionado com o tamanho do hospital e com a reforma e ampliação da unidade, segundo a prefeitura. “É um hospital muito bom, com estrutura excelente, que oferece condições para o aprendizado dos alunos”, disse Succi. 

SAIBA MAIS  

Referência na região de Campinas em Odontologia e Medicina, a Faculdade São Leopoldo Mandic recebeu nota máxima no IGC (Índice Geral de Cursos), do Ministério da Educação nos últimos 11 anos e foi considerada a quarta Melhor Instituição de Ensino Superior do Brasil – e a primeira na área de saúde -, dentre as 2.066 universidades, faculdades e centros universitários avaliados pelo MEC.  

A instituição tem sede em Campinas, e unidades em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Vila Velha (ES). 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Pin It on Pinterest

Share This